Ícone do site Sobreviva em São Paulo

‘Por Trás das Flores’: drama teatral com Helena Ranaldi estreia neste mês em São Paulo

Divulgação

De 29 de outubro a 28 de novembro, às quartas e quintas, sempre às 21h, o Teatro Multiplan MorumbiShopping, localizado no Piso G2 do shopping homônimo (Av. Roque Petroni Júnior, nº 1.089 – Jd. das Acácias), recebe o espetáculo teatral ‘Por Trás das Flores‘. Estrelado pela experiente Helena Ranaldi e Martha Meola, a peça convida o público a mergulhar em uma narrativa poética explorando a complexa relação entre uma filha e sua mãe. Ambientada no Norte do Líbano e também na imaginação da filha, ‘Por Trás das Flores’ acompanha a tentativa da mãe de convencer a filha a retornar ao Brasil e viver entre os seus entes queridos.

Contrastando tradição e modernidade, a trama ressalta as diferenças culturais entre o Líbano e o Brasil, ao mesmo tempo em que revela o abismo temporal entre o mundo contemporâneo e a época em que a mãe migrou para o Brasil, em meados do século XX. A obra revela a profundidade das subjetividades de duas mulheres tão próximas e, ao mesmo tempo, tão distintas, destacando aspectos psicológicos, sociais e míticos.

O espetáculo apresenta como cenário único, em que ocorre a ação, um quarto de uma antiga casa no Líbano. A encenação optou por manter apenas três elementos essenciais para configurá-lo: um tapete, um baú e um vaso com uma muda de Cedro-do-Líbano. Árvore milenar libanesa, o Cedro possui variados significados: na Bíblia, por exemplo, é mencionado frequentemente como um elemento de grandiosidade e bênçãos divinas, valores muito adequados às necessidades das personagens da peça. Essa opção sintética aposta no jogo entre as atrizes para configurar as paisagens libanesas, que é o anseio da filha; o cotidiano no Brasil, que é o desejo da mãe; e todas as outras imagens advindas de suas memórias. Ainda sobre o cenário, o diretor da encenação, Marcelo Lazzaratto, acrescenta: “Há um painel atrás composto por módulos que lembram teares, como se a trama neles gerada fosse o enredo de memórias da família, memórias que transcendem a vida vivida das personagens e acessa elementos de sua ancestralidade”.

Para o autor do texto original do espetáculo, Samir Yazbek, sua criação, inspirada em suas raízes libanesas, propõe “um mergulho na psique dessas duas mulheres que, apesar de suas diferenças geográficas e temporais, elaboram seus traumas, num acerto de contas que opera a partir de arquétipos familiares, mas que faz ressoar dilemas éticos e morais que refletem a encruzilhada das visões de mundo do Oriente e do Ocidente, tão presente na formação da sociedade brasileira”.

Ingressos

Os ingressos para esta temporada de ‘Por Trás das Flores’ na capital paulista estão à venda pelo site da Sympla (neste link) e na bilheteria do teatro, por valores que variam de R$40,00 a R$100,00. 

A peça tem duração de 60 minutos e classificação indicativa voltada para maiores de 12 anos.

Imagem de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/10/por-tras-das-flores-estreia-neste-mes/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile