Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Monte seu pebolim caseiro: diversão garantida com materiais simples e sem gastar muito

Pebolim caseiro (Youtube/Teddy Food)

O pebolim, também conhecido como “totó” no Rio de Janeiro e em outras regiões, é um divertido jogo encontrado costumeiramente em bares, salões de jogos e outros locais voltados para entretenimento. Mas você sabia que é possível fazer uma versão do pebolim na sua casa, sem gastar muito dinheiro?

O chamado pebolim caseiro é uma alternativa acessível e de baixo custo para o pebolim tradicional e pode ser produzido com materiais fáceis de ser encontrados em casa ou comprados em papelarias até mesmo de pequeno porte. Usando itens recicláveis, como caixas de papelão, prendedores de roupa e palitos de churrasco, é possível montar um jogo envolvente e interativo para toda a família. Além de estimular o reflexo e as habilidades manuais, essa atividade proporciona momentos de lazer e competição saudável, tornando-se uma ótima opção para quem busca diversão que não seja eletrônica, em smartphones ou videogames.

Para produzir um pebolim caseiro, além de ter os materiais que vão compor o brinquedo, você precisará reservar tempo para a montagem. Confira a seguir os itens necessários e o passo a passo para a construção do jogo, e lembre-se: por necessitar do manuseio de itens com potencial cortante ou perfurante, é recomendável que apenas adultos participem da montagem!

Materiais necessários:

Passo a passo:

  1. Prepare o campo de jogo:

    • Corte e exclua a tampa da caixa de papelão para que ela fique aberta. A parte interna da base da caixa será o campo de jogo;
    • Nos lados mais curtos da caixa, na junção com a parte inferior, use o estilete ou tesoura e corte dois retângulos para criar os gols. Faça de forma que fiquem centralizados e com a mesma altura e mesmo comprimento.
  2. Marque onde ficarão as hastes:

    • Meça e marque seis pontos em cada um dos lados maiores da caixa, espaçando-os igualmente. Esses pontos devem ser marcados na altura da caixa que corresponde à metade da altura dos prendedores de roupa, e indicam os locais onde passarão as hastes que seguram os jogadores;
    • Usando a tesoura ou estilete, faça furos nos pontos marcados.
  3. Insira as hastes:

    • Passe cada haste pelos furos, fazendo-as atravessar os dois lado da caixa. Certifique-se de que elas podem girar e se mover livremente de um lado para o outro, pois isso indica a mobilidade dos jogadores (prendedores) de cada haste. Se necessário, ajuste o tamanho dos furos para garantir que as hastes deslizem e girem com facilidade.
  4. Fixe os Jogadores:

    • Com as hastes de madeira colocadas, prenda os prendedores de roupa nelas desta forma*: coloque 1 prendedor centralizado em cada haste mais próxima dos gols, para serem os goleiros; 3 prendedores em cada haste mais próxima dos goleiros; e 2 prendedores nas duas hastes mais centrais. Em cada haste, ajuste a posição dos prendedores para que fiquem com a mesma distância entre si;
    • Certifique-se de que os prendedores estejam bem presos e que fiquem voltados para baixo, como se fossem os jogadores.

*Se preferir montar os times com outra disposição dos jogadores, fique à vontade. Por exemplo: se quiser, você não precisa colocar goleiros.

  5. Personalize o campo (opcional):

Pronto! Seu pebolim caseiro está pronto para jogar! Agora é só chamar os amigos e se divertir!

Foto de topo: Reprodução (Youtube/Teddy Food)

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/10/monte-seu-pebolim-caseiro/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile