Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Café Girondino deve reabrir suas portas sob nova gestão ainda neste ano

Café Girondino (Divulgação)

A Fábrica de Bares, conhecida por sua missão de revitalizar espaços históricos de São Paulo e por ser responsável pela gestão de diversos bares e restaurantes, entre eles o Bar Brahma e o Orfeu, assumiu nesta semana a gestão do tradicional Café Girondino (Rua Boa Vista, 365 – Centro Histórico), situado no coração do Triângulo Histórico da cidade. Este local, que testemunhou o auge da economia cafeeira paulistana, sempre esteve profundamente conectado com pontos importantes da capital paulista, como o Mosteiro São Bento, a Bolsa de Valores e o Largo São Bento. 

Com o anúncio do fechamento do Café Girondino em junho de 2024, a Fábrica de Bares interveio, assumindo a operação e dando continuidade à história deste patrimônio gastronômico e cultural do município.

Através de uma estratégia fortemente ligada a parcerias com outros ícones da cidade e da região, o projeto é ambicioso e busca conectar o Café Girondino com pilares da cultura e patrimônio da cidade, requalificando não só o próprio Café Girondino, mas também os arredores do Largo São Bento. “O objetivo é restabelecer o Café Girondino como um ponto de encontro vital no Centro de São Paulo, oferecendo uma gastronomia clássica e um ambiente acolhedor que conta a história da cidade”, conta Caire Aoas, sócio da Fábrica de Bares.

O empresário diz que as mudanças previstas serão cuidadosas e pontuais, buscando trazer o Café Girondino para o presente, sem perder de vista sua essência. “A proposta é mostrar que o clássico não precisa ser datado, e sim evoluir com o tempo”, relata Aoas. A Fábrica de Bares tem o objetivo de elevar os padrões de qualidade do local e garantir que os clientes encontrem o que esperam de um ícone gastronômico e cultural de São Paulo, assim como realizado no Riviera, bar clássico presente na esquina entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação. 

Dentre as melhorias previstas, além da revisão do cardápio e da modernização do espaço e utensílios, ganha destaque o projeto de requalificação da praça em frente ao estabelecimento, onde hoje há um canteiro de obras do Metrô. O projeto tem o intuito de expandir o atendimento do Girondino para a calçada, ao ar livre, e atrair público através de uma agenda cultural com música, apresentações e exposições. O desenvolvimento desta iniciativa tem previsão de acontecer após a reinauguração do Girondino, a partir de 2025.

Vale destacar também a criação de um serviço de take away (pedido para retirada do próprio cliente). O Girondino está se preparando para atender a alta demanda do público da região e terá novidades para o cafezinho para viagem, facilitando a vida de quem transita pelos arredores.

Por fim, outra iniciativa em andamento é para que o Café Girondino se torne um ponto de encontro para guias turísticos, reafirmando sua importância cultural e histórica no cenário paulistano. 

A reabertura do Café Girondino está prevista para novembro deste ano, com previsão de pleno funcionamento em 2025, ano em que o espaço comemorará 150 anos. 

Foto de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/10/cafe-girondino-deve-reabrir-suas-portas/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile