Ícone do site Sobreviva em São Paulo

12 Dicas para reaproveitar material escolar

12 Dicas para reaproveitar material escolar

Hoje em dia, a sustentabilidade é uma pauta cada vez mais importante, e pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Um exemplo prático disso é o reaproveitamento de material escolar, uma atitude simples que, além de economizar, ajuda o meio ambiente. 

Então, por que não começar agora? Neste artigo, te daremos 12 dicas práticas para reaproveitar material escolar, mostrar como isso pode ser uma escolha sustentável e ainda ensinar como envolver as crianças nesse processo, incentivando-as a valorizar os recursos que já possuem.

Por que reaproveitar material escolar é uma escolha sustentável?

Vivemos em uma era de consumo desenfreado, onde muitas vezes compramos mais do que precisamos. O resultado disso é um grande desperdício de recursos, o que impacta diretamente o meio ambiente.

Reaproveitar material escolar é uma forma de reduzir a quantidade de resíduos gerados e também de diminuir o consumo de novos produtos. E essa atitude tem um efeito cascata positivo. Menos produção de materiais significa menor uso de recursos naturais, menos emissão de poluentes e menos acúmulo de lixo nos aterros sanitários.

Se você está buscando uma maneira de complementar o reaproveitamento com itens novos de forma prática e econômica, um kit de material escolar pode ser uma ótima solução. Esses kits geralmente vêm com todos os itens básicos necessários para o ano letivo, como cadernos, canetas, lápis e borrachas, oferecendo praticidade e economia em um só pacote.

12 Dicas para reaproveitar material escolar

Reutilizar o material escolar antigo é uma excelente maneira de ser mais sustentável, economizar dinheiro e dar uma nova vida a itens que, de outra forma, seriam descartados. Compartilharemos abaixo algumas dicas práticas para você aproveitar ao máximo o material escolar usado.

1. Recicle cadernos incompletos

Se o caderno não foi completamente utilizado, uma ótima ideia é aproveitar as folhas em branco. Você pode retirar as páginas usadas e encadernar novamente as restantes, criando um novo caderno pronto para o uso.

2. Reforme mochilas e estojos

Mochilas e estojos, quando bem cuidados, podem durar vários anos. Uma lavagem cuidadosa, pequenos consertos e até mesmo a customização com patches ou adesivos podem renovar completamente o item e deixá-lo pronto para mais um ciclo letivo.

3. Transforme lápis pequenos em lápis novos

Sabe aqueles lápis que ficam pequenos demais para usar confortavelmente? Você pode juntá-los a outros lápis pequenos e utilizar uma emenda de lápis, uma pecinha que une dois pedaços pequenos e faz com que eles ganhem uma nova utilidade.

4. Use capas de cadernos antigos

As capas de cadernos antigos podem ser reaproveitadas para criar novos cadernos ou como divisórias em fichários. Além disso, se estiverem em bom estado, você pode usá-las para encadernar novos blocos de notas ou cadernos de rascunho.

5. Aproveite as folhas de papel

Folhas avulsas de cadernos antigos ou de impressões que não foram usadas em ambos os lados podem ser transformadas em blocos de anotações ou rascunhos. Basta cortá-las ao meio, empilhar e grampear.

6. Revitalize canetas e marcadores

Antes de descartar canetas ou marcadores, verifique se eles realmente estão sem tinta. Muitas vezes, basta dar uma nova carga de tinta (disponível em papelarias) ou apenas armazená-los de ponta para baixo por um tempo para que voltem a funcionar.

7. Use caixas de sapatos como organizadores

Caixas de sapatos podem ser transformadas em ótimos organizadores para o material escolar. Com um pouco de criatividade, você pode forrá-las com papel colorido ou tecido e usá-las para armazenar canetas, lápis, borrachas e outros itens pequenos.

8. Crie um estojo novo com retalhos

Se o estojo antigo está desgastado, uma boa ideia é criar um novo utilizando retalhos de tecido. Existem vários tutoriais na internet que ensinam a fazer estojos simples e práticos, além de ser uma ótima atividade para fazer com as crianças.

9. Reutilize pastas e fichários

Pastas e fichários costumam durar muitos anos, então, em vez de comprar novos, você pode apenas limpá-los e reorganizá-los para o próximo ano letivo. Adicionar etiquetas novas e coloridas pode dar uma cara nova a esses itens.

10. Renove giz de cera quebrado

Giz de cera quebrado não precisa ser jogado fora. Você pode derretê-los e colocá-los em moldes de silicone para criar novos gizes em formatos diferentes. Isso pode, inclusive, tornar o uso mais divertido para as crianças.

11. Doe o que não vai usar

Se, após revisar todo o material, você perceber que tem itens em bom estado que não vai mais utilizar, considere doar para quem precisa. Muitas escolas e instituições aceitam doações de material escolar, e essa é uma forma de contribuir para a educação de outras crianças.

12. Personalize seus materiais

Uma forma de dar nova vida aos materiais antigos é personalizá-los. Você pode utilizar adesivos, desenhos, tinta ou até mesmo fita adesiva colorida para reformar cadernos, pastas e mochilas, tornando-os únicos e prontos para um novo ano.

Como ensinar as crianças a reaproveitar o material escolar?

O processo de reaproveitar material escolar pode ser uma excelente oportunidade para ensinar às crianças o valor da sustentabilidade e do consumo consciente. Ao envolver os pequenos no processo de reutilização, você mostra que é possível economizar e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente.

Uma forma prática de fazer isso é convidar as crianças a participarem da reforma dos materiais. Deixe que elas escolham como querem personalizar os cadernos, quais itens serão reaproveitados e até mesmo estimule a criatividade, incentivando-as a transformar objetos velhos em novos.

Conclusão

Reaproveitar material escolar não só é uma escolha sustentável, mas também econômica e educativa. Ao dar uma nova vida aos itens antigos, você ensina às crianças o valor do consumo consciente, economiza dinheiro e ainda contribui para a preservação do meio  ambiente.

Agora que você tem várias dicas práticas para reutilizar o material escolar, que tal colocar a mão na massa e começar a transformar os itens do ano passado? E se você gostou deste conteúdo, compartilhe com amigos e familiares. Afinal, juntos podemos incentivar práticas mais sustentáveis e conscientes!

Sobre o autor

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/10/12-dicas-para-reaproveitar-material-escolar/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile