Um dos principais nomes da música brasileira de todos os tempos, o fluminense Martinho da Vila ganha um musical em sua homenagem, com temporada em São Paulo a partir desta semana.
‘Martinho, Coração de Rei – O Musical‘ mergulha nas raízes africanas do mestre sambista Martinho da Vila, revelando a profunda influência da Folia de Reis e de outras manifestações culturais afro-brasileiras em sua obra.
Com estreia em São Paulo na próxima sexta-feira (20), no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista), e já com temporada programada para o Rio de Janeiro em 2025, o musical passeia pela vida e obra de um dos maiores sambistas do Brasil. É uma celebração à rica história do samba e à trajetória de um dos seus protagonistas. Com uma trilha sonora única, o espetáculo transporta o público para o universo de Martinho, revelando um homem apaixonado pela música, pela família e pela cultura brasileira.
O idealizador do projeto é Jô Santana, que novamente faz uma dobradinha com Miguel Falabella, parceiro com quem realizou o sucesso ‘Marrom, o Musical’ e, mais recentemente, o espetáculo ‘A Partilha’. Diretor do musical, Falabella e a dramaturga Helena Theodoro alicerçam um espetáculo recheado de africanidades e referências icônicas da história do povo preto, em uma verdadeira contemplação a lendas e mitos afro-brasileiros e ao samba.
O espetáculo
Com duração de 150 minutos divididos em dois atos e 15 minutos de intervalo, o espetáculo passa pelo homem de família, pelo compositor, que foi militar, apaixonado por futebol, e chega ao carnaval, às grandes rodas de samba – momento no qual o musical terá a participação de grandes nomes do gênero, como Leci Brandão, Mart’nália (filha de Martinho), entre outros. No palco, um time de bambas: 20 atores-cantores-bailarinos e oito músicos dão vida à história, entre os quais a atriz, cantora e dançarina Dandara Ventapane e o músico Guido Ventapane, netos de Martinho.
Temporada
‘Martinho, Coração de Rei – O Musical’ fica em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso de 20 de setembro a 24 de novembro, com apresentações às segundas e sextas-feiras, às 20h; aos sábados, às 15h e às 20h; e aos domingos, às 16h. Os ingressos estão à venda pelo site da Sympla (neste link) e na bilheteria do teatro (terça a sábado, das 14h às 19h, e a partir das 14h em dias de espetáculo), por valores que variam de R$15,00 a R$200,00, dependendo do setor e da modalidade. A classificação etária é voltada para maiores de 16 anos.
Foto de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.