Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Gorilla Biscuits protagoniza festa do hardcore em show lotado no Fabrique Club

Gorilla Biscuits no Fabrique Club (foto: Piero Paglarin)

A lendária banda nova-iorquina de hardcore Gorilla Biscuits, que iniciou sua trajetória nos anos 80 com influência do Agnostic Front, outra banda do chamado “New York Hardcore” (NYHC), ainda é referência para diversos outros grupos ao redor do mundo – e nesta sexta-feira (27) mostrou aos seus fãs em São Paulo os motivos para tamanha relevância.

Em uma noite que trouxe à capital paulista uma verdadeira festa do hardcore no Fabrique Club, com shows de abertura de bandas nacionais que mesclam a nova e a velha geração do hardcore brasileiro e a visita de estreia de outra banda internacional especialmente convidada, o Gorilla Biscuits lotou a casa e promoveu uma aula de hardcore, digna de uma das bandas mais históricas do gênero.

Shows de abertura

Banda paulistana nova na cena do hardcore brasileiro, o Freak Fur abriu os trabalhos da noite com uma energia impactante e riffs marcantes, antecedendo a subida ao palco do Strong Reaction, que manteve o ritmo acelerado com um show bastante agressivo e visceral. Quando foi a vez do Good Intentions mostrar toda a sua tradição no cenário underground nacional, o clima ficou mais emotivo, pois a banda, que está se despedindo dos palcos, aproveitou o momento para citar diversas bandas do hardcore brasileiro que moldaram sua trajetória de alguma forma. Apesar de estar dando um fim às suas apresentações, o Good Intentions deixou claro que vai lançar em breve novas músicas e material fonográfico inédito. Ah, e como curiosidade, vale citar que o nome “Good Intentions” vem de uma música homônima do Gorilla Biscuits, ou seja, a banda se despediu dos palcos abrindo o show do grupo que inspirou seu nome.

Fechando a sequência brasileira da noite, o também tradicional Paura entregou um show pesado, com o vocalista Fábio Prandini comemorando aniversário e ganhando da plateia um “Parabéns a Você”, além de ter chamado seu irmão ao palco para um dueto no vocal de uma das músicas.

O Values Here

Banda internacional especialmente convidada para abrir os shows do Gorilla Biscuits no Brasil, o Values Here, formado por músicos dos EUA, Espanha e Argentina, veio ao Brasil pela 1ª vez e mostrou que, apesar de sua curta trajetória de menos de dois anos, é capaz de uma performance cativante no palco. Com uma apresentação vibrante, a banda – da qual se destacam o lendário guitarrista John Porcell e a vocalista espanhola Chui – rapidamente conquistou o público, que acompanhou o show com empolgação. Desse modo, o Values Here deixou nítido que, mesmo ainda pouco conhecido, tem um futuro promissor pela frente.

O Values Here no palco do Fabrique Club (foto: Piero Paglarin)

O Gorilla Biscuits

Subindo ao palco com simpatia e demonstrando bastante entusiasmo ao ver a plateia lotada, o Gorilla Biscuits entregou aos fãs uma performance eletrizante do começo ao fim. Visto que possui menos de 30 músicas oficialmente gravadas, em aproximadamente 1 hora de show o grupo tocou mais de dois terços de toda a sua obra, começando com ‘New Direction’, uma das faixas mais aclamadas, e intercalando músicas próprias com quatro covers escolhidos a dedo, de bandas também históricas do punk rock/hardcore: Buzzcocks, CIV (banda paralela do vocalista Anthony Civarelli), Minor Threat e Warzone. O carisma de Civarelli com o microfone na mão brilhou não só na execução das músicas, mas também nos intervalos entre uma e outra, quando ele, sempre sorridente, interagia com a plateia. Um dos momentos mais inusitados da apresentação foi quando, em meio a uma das músicas, Civarelli soltou um tímido “Vai, Corinthians!”, surpreendendo a todos.

Com um setlist composto por 19 faixas, a banda dominou o Fabrique Club com uma energia impressionante, promovendo um show de hardcore como deve ser, com muitos mosh pits. Um dos momentos de maior euforia veio no encerramento, quando ‘Start Today’, uma das músicas mais conhecidas da banda, foi executada. Parte do público não se conteve e subiu ao palco para cantar junto com Civarelli, mostrando a conexão intensa entre o Gorilla Biscuits e seus seguidores. Foi uma cena que encapsulou perfeitamente o espírito do hardcore: união, energia e emoção compartilhada.

Entre a força das guitarras e a bateria acelerada, misturando nostalgia e vitalidade, o Gorilla Biscuits provou que ainda é uma das bandas mais respeitadas de seu gênero e chancelou que o hardcore é um estilo de música atemporal.

Confira o setlist executado pelo Gorilla Biscuits no dia 27/09/24, no Fabrique Club, em São Paulo:

New Direction
Stand Still
Degradation
Forgotten
Things We Say
High Hopes
Good Intentions
Big Mouth
No Reason Why
Sitting Round at Home (cover de Buzzcocks)
Biscuit Power
Hold Your Ground
Do Something (cover de CIV)
Minor Threat (cover de Minor Threat)
Time Flies
Breaking Free
Cats and Dogs
As One (cover de Warzone)
Start Today

Foto de topo: Piero Paglarin

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/09/gorilla-biscuits-protagoniza-festa-do-hardcore-no-fabrique/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile