Galeria Caboco inicia projeto que exibe mostras apenas de artistas mulheres

Galeria Caboco inicia projeto que exibe mostras apenas de artistas mulheres

A galeria Caboco (Rua Navarro de Andrade, 89 – Pinheiros), uma pequena galeria de arte inaugurada no ano passado em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, inicia ainda neste mês uma série de exposições gratuitas apenas com o trabalho de artistas mulheres. “O objetivo é mostrar as pesquisas dessas artistas para o público, fomentando a cultura com novos nomes e formatos”, explica Lair Uaracy, artista, ceramista e fundador da Caboco.

A artista escolhida para estrear o projeto é Carmem Maria (@carmem_maria), de 65 anos, que leva suas obras à mostra ‘O Livro Gesto Na Pintura de Carmem Maria‘, em cartaz de 21 de setembro a 12 de outubro, na Caboco. Mãe do conhecido artista plástico Rafael Sliks, Carmen é o arquétipo da mulher guerreira que migrou do Nordeste em busca de melhores condições de vida. Natural de Machados, município do interior de Pernambuco, sempre gostou de pintar, frequentando aulas de educação artística, onde fazia pinturas e mosaicos coloridos em um caderno quadriculado.

Mesmo que o trabalho árduo como diarista lhe puxasse para o cotidiano, dentro de si Carmem alimentava o desejo de colocar sua individualidade para fora. Assim, depois de criar três filhos como mãe solo, teve a oportunidade de colocar sua vocação em prática. Com o apoio do filho mais velho, Sliks, começou a criar uma série de pinturas e artesanatos.

Durante a pandemia, Carmem se deparou com a oportunidade do ócio criativo e produziu uma série de pinturas pequenas e objetos de arte como garrafas, utilizando a técnica da collage. Reutilizando filtros de café coloridos, redimensionou seu estilo atual fazendo pinturas de médio e grande porte, que serão apresentadas na exposição.

A luta das artistas mulheres da classe trabalhadora que são apagadas ganha esteticidade nas obras de Carmem. Dessa forma, a liberdade criativa da artista nos desafia a esticar nossas vidas para além da normalidade cotidiana.

A mostra ‘O Livro Gesto Na Pintura de Carmem Maria’ pode ser visitada na galeria Caboco de terça a sexta, das 15h às 19h, e aos sábados, das 16h às 20h, sempre com entrada gratuita. A estação de metrô mais próxima do local é a estação Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela).

Depois de Carmem, a galeria Caboco vai receber as exposições das artistas Luna Buschinelli, Vitória Frate e Carla Fonseca. Vale a pena acompanhar @espacocaboco no Instagram para ficar por dentro das próximas novidades do espaço.

Foto de topo: @carmem_maria

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/09/galeria-caboco-inicia-projeto-com-mostras-de-mulheres/" width="100%" count="off" num="5"]