Sesc Interlagos recebe mostra que exalta mulheres notáveis para a arte e a ciência
O Sesc Interlagos ( Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial), na zona sul de São Paulo, apresenta a exposição “Nós — Arte e Ciência por Mulheres”, que fica em cartaz de 22 de agosto deste ano até 30 de março de 2025. São 300 obras sobre a história de cientistas e artistas mulheres que ajudaram a construir o conhecimento e a cultura, desafiando barreiras históricas e marcando seus nomes para sempre nas áreas científica, intelectual e artística.
A exposição traz a história de 60 personagens femininas que fizeram história, como as químicas Marie e Irene Curie, a escritora Nísia Floresta, considerada a primeira feminista do país e fundadora do Colégio Augusto, exclusivo para meninas, no Rio de Janeiro, e a médica Maria Odília Teixeira, primeira mulher negra do Brasil a se formar em Medicina, entre muitas outras. Para isso, abrange cenários históricos que vão desde a sabedoria ancestral até a crescente presença feminina nas instituições científicas. Assim, busca traduzir a contínua luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária, onde todos tenham pleno acesso a direitos políticos, econômicos e sociais.
Isabel Seixas, uma das curadoras da mostra, fala sobre a representatividade feminina na construção da sociedade ao longo dos anos: “Nós, mulheres, sempre criamos, curamos, catalogamos, inventamos, analisamos e, sobretudo, lutamos. ‘Nós — Arte e Ciência por Mulheres’ traz para a linguagem de exposição uma narrativa que busca dar visibilidade à contribuição das mulheres ao longo dos tempos, e faz isso através da arte, buscando informar e sensibilizar para mudanças em curso, mas que seguem urgentes para a emancipação das mulheres.”
A mostra ficará no hall de exposições do Sesc Interlagos, poderá ser visitada gratuitamente, de quarta a domingo, das 10h às 16h30, e terá recursos de acessibilidade, como roteiros e vídeos com audiodescrição e vídeo-libras.
Fonte: portal Cidade de São Paulo
Imagem de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.