O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (Rua da Cantareira, 1351 – Luz), uma das instituições mais importantes na formação técnico-profissional do Brasil, celebra 150 anos em 2024. Para comemorar, o local recebe, a partir de 24 de agosto, a exposição “Em Escalas: Do macro ao micro – retratos do Liceu na cidade de São Paulo”, com visitas abertas e gratuitas de terça a sábado, das 12h30 às 17h, e aos domingos, apenas para grupos previamente agendados.
A mostra tem como objetivo detalhar a contribuição do Liceu na construção do patrimônio arquitetônico e artístico da capital paulista. Entre os destaques, estão a Pinacoteca do Estado, o Theatro Municipal, a Catedral da Sé, o Museu de Arte de São Paulo e a Estação Júlio Prestes, entre muitos outros. Assim, a exposição traz uma visão inédita dos espaços ao público, por meio de fotografias feitas por Leonardo Finotti e Nelson Kon e também de alguns objetos de prédios icônicos.
O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é uma instituição de ensino privada, sem fins lucrativos, fundada na década de 1870. A instituição oferece ensino gratuito e acessível a todos. De acordo com os organizadores, a exposição é um sinal da contribuição do Liceu para a educação. “É impossível compreender as camadas que compõem a formação complexa de São Paulo sem considerar a valiosa contribuição do Liceu de Artes e Ofícios. Muito além da efetiva viabilização tecnológica propiciada pela instituição, indispensável para a construção do patrimônio arquitetônico e artístico da metrópole, o Liceu tem em seu DNA o mais nobre dos princípios: instruir, capacitar e compartilhar conhecimento”, comentou Gustavo Curcio, curador da mostra.
“Em Escalas: Do macro ao micro – retratos do Liceu na cidade de São Paulo” fica em cartaz no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo até 25 de janeiro de 2025, dia do próximo aniversário da capital paulista.
Para saberem mais sobre o Liceu e sua história, os interessados podem acessar cclao.com.br.
Fonte: portal Cidade de São Paulo
Foto de topo: Reprodução/Youtube
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.