Gorilla Biscuits em São Paulo: saiba 7 motivos para não perder esse show!

Gorilla Biscuits em São Paulo: saiba 7 motivos para não perder esse show!

É daqui a pouco mais de um mês que São Paulo terá a honra de receber uma banda lendária do clássico New York Hardcore (NYHC), nascida nos anos 80 e até hoje influente para outras importantes bandas do gênero. No dia 27 de setembro (sexta-feira), o icônico Gorilla Biscuits vem à cidade para se apresentar no palco do Fabrique Club (Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda) em uma noite que terá também atrações significativas do hardcore brasileiro – as bandas Freak Fur (@freakfur.oficial), Strong Reaction (@strongreactioncrew), Paura (@paurahardcore) e Good Intentions (@xgoodintentionsx) – além do Values Here (@valueshere) como segunda atração internacional.

Esta verdadeira festa do hardcore na capital paulista está com os últimos ingressos à venda pelo site do Clube do Ingresso (neste link) e na Loja 255 (Galeria do Rock: Rua 24 de Maio, 62 – 1° andar – República), por R$200,00 (Pista meia-entrada/promocional) e R$360,00 (Pista inteira), sendo que o valor promocional já está no terceiro e derradeiro lote.

Fundado em 1986 por Anthony Civarelli (voz) e Arthur Smilios (baixo), que além de amigos de escola, compartilhavam a paixão pelo Agnostic Front, outra lenda viva do hardcore novaiorquino, o Gorilla Biscuits ganhou relevância pela sua sonoridade agressiva, com vibe punk e um leve senso de humor e mensagens positivas nas letras. Vamos saber em sete curiosidades porque o show da banda na capital paulista é imperdível para quem é fã de hardcore – e também aprecia a história do gênero:

1 – Straight Edge

O Gorilla Biscuits é uma banda associada à cultura straight edge, um movimento dentro do punk hardcore que promove a abstinência de substâncias como álcool, tabaco e drogas recreativas. Embora nem todos os membros da banda tenham se identificado como straight edge, eles apoiam essa filosofia em muitas de suas músicas e em apresentações ao vivo.

2 – Positividade

O grupo novaiorquino é conhecido por suas letras positivas e encorajadoras, muitas vezes abordando temas como autoconfiança, amizade e superação de adversidades. Essa é uma característica vista na maioria das bandas straight edge.

3 – Quantidade nem tanto, mas qualidade de sobra

Apesar de ter lançado apenas dois registros de estúdio, o EP homônimo, em 1988, e o álbum “Start Today”, de 1989, o Gorilla Biscuits teve uma influência significativa na cena hardcore e no movimento straight edge. Em outras palavras, menos de 30 músicas oficialmente gravadas foram suficientes para a banda mostrar sua qualidade e deixar sua marca como referência no gênero que integra.

4 – Reuniões esporádicas

Apesar de terem se separado no início dos anos 1990, o Gorilla Biscuits se reuniu várias vezes ao longo dos anos para shows esporádicos e turnês de reunião. Essas reuniões sempre foram recebidas com entusiasmo pelos fãs, demonstrando a grande importância da banda mesmo com o passar do tempo.

5 – Integrantes carimbados na cena underground

Pelo menos três integrantes do Gorilla Biscuits fazem parte também de outras bandas do rock underground: o vocalista Anthony Civarelli lidera o CIV, que também faz parte da cena do hardcore novaiorquino; Walter Schreifels, um dos guitarristas, é responsável pela voz e guitarra do Quicksand; enquanto o outro guitarrista, Charlie Garriga, é membro de outra lendária banda do NYHC e do movimento straight edge, o Judge.

6 – Nova e velha geração do hardcore brasileiro

O show do Gorilla Biscuits no Fabrique Club terá a abertura especialíssima de quatro bandas do hardcore nacional: o recém formado grupo paulistano Freak Fur representa a nova geração do HC brasileiro, enquanto as experientes bandas Strong Reaction, Paura e a emblemática Good Intentions – esta última fazendo seu show de despedida dos palcos – representam a conhecida tradição do país no gênero.

7- Vem aí o Values Here!

Além das bandas brasileiras, a noite de 27 de setembro, no Fabrique Club, vai apresentar ao público a banda internacional Values Here, novo grupo do lendário guitarrista norte-americano John Porcell (membro de bandas icônicas do hardcore como Shelter, Youth of Today e Judge) com a vocalista espanhola Chui. O Values Here faz um punk/hardcore com toque pop e ganha cada vez mais destaque no cenário internacional com suas guitarras estridentes e ritmos contagiantes. Saiba mais sobre a banda clicando aqui.

Enfim, são muitos os fatores que tornam o show do Gorilla Biscuits em São Paulo, no próximo mês, uma ocasião imperdível, além de marcante pela sua significância para a cena hardcore e straight edge no Brasil.

Foto de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/08/gorilla-biscuits-em-sao-paulo-7-motivos-para-nao-perder/" width="100%" count="off" num="5"]