Fitó, gastronomia com sabor tipicamente brasileiro na região de Pinheiros

Fitó, gastronomia com sabor tipicamente brasileiro na região de Pinheiros

Cozinha brasileira de memórias, com essência nordestina e temperos do mundo: esse é o conceito básico do Fitó, restaurante especializado em gastronomia brasileira localizado na Avenida Cardeal Arcoverde, entre o Largo da Batata e o Shopping Eldorado, na região de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. Feito apenas por mulheres, o Fitó tem seu nome vindo do apelido de infância da chef Cafira (@cafira), fundadora do estabelecimento.

Tendo no DNA a origem e as vivências de sua criadora, que aconteceram no Ceará e no Piauí, o Fitó surgiu e foi crescendo e incorporando mais sabores do Brasil e até de fora, seguindo em constante movimento. Com sua fachada branca com janelas azuis, inspirada nas casas do interior do Nordeste, o restaurante tem uma decoração interna convidativa para os visitantes fazerem uma imersão sensorial cheia de intimidade em um ambiente tipicamente brasileiro, contando com música regional ao vivo em alguns dias da semana e horários específicos.

Cardápio

Os pratos do Fitó têm raízes na rica culinária brasileira, com opções como o Paçoca (carne de sol desfiada, refogada com cebola roxa e farinha de mandioca, acompanhando baião de dois, tartar de banana da terra grelhada e queijo coalho grelhado); a tradicional Carne de Sol (selada com manteiga de garrafa e servida com baião de dois e vinagrete da casa); o Creme de Galinha (frango desfiado com leite de coco, acompanhando tapenade de azeitona, chips de mandioca e arroz branco); e o Baião de Dois Vegetariano (arroz, feijão, queijo coalho e coentro, acompanhado por ovo frito e legumes sertanejos grelhados); entre outras, além da “pratada do dia”, um combo com entrada, prato principal e sobremesa que varia diariamente.

E por falar em “entradas”, elas são mais uma sessão de destaque no cardápio do Fitó. Casquinha de siri, dadinhos de tapioca, bolinhos de costela, bolinhos de carangueijo, snack de quiabos e o Capitão (porção de bolinhos de baião de dois acompanhados por coalhada seca) figuram nesta sessão.

Os drinks autorais, alcoólicos ou não, são outro diferencial do Fitó: com composições baseadas em insumos, bebidas, iguarias e frutas brasileiras, eles têm “brasilidade” até no nome. Exemplos disso são o Igarapé (cachaça armazenada em blend de carvalhos, amaro e shrub de banana da terra), o Flora (cajuína, suco de limão e refrigerante de gengibre), o Sossega Lampião (maracujá in natura, xarope de mel e camomila e água com gás) e o Irene (cachaça armazenada em jequitibá rosa, xarope de açúcar, suco de limão, infusão de hibisco com gengibre e espuma de maracujá com pimenta-rosa), entre outros, fora os drinks clássicos já conhecidos do grande público.

Para conhecer

O Fitó fica na Av. Cardeal Arcoverde, n° 2773 – Pinheiros, próximo à estação Faria Lima do metrô (Linha 4-amarela). A casa funciona diariamente; de segunda a sexta, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h15; aos sábados, das 12h às 23h15; e aos domingos, das 12h às 18h. O local não conta com vallet. Há atendimento delivery por meio do aplicativo iFood.

Para saber mais sobre o Fitó, os interessados podem acessar fitocozinha.com.br ou seguir @fitocozinha no Instagram.

Foto de topo: @fitocozinha

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/05/fito-gastronomia-com-sabor-brasileiro/" width="100%" count="off" num="5"]