Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Espetáculo teatral “Entre Franciscos, o Santo e o Papa” faz temporada em São Paulo

Foto: Guilherme Logullo

Oito séculos separam um jovem de Assis, cidade no centro da Itália, e um de Buenos Aires, capital da Argentina, que em comum têm o nome: Francisco. Mas não só: ambos dedicaram suas vidas a levar alívio e dignidade aos desassistidos em suas respectivas épocas. Agora, em pleno século XXI, ambos se encontram e trocam pensamentos. Querem entender como o barulho do mundo, de ingratidão, desamparo e ganância, tem crescido e abafado a mensagem de amor ao próximo.

O local do encontro? Uma lavanderia. Este é o ponto de partida de “Entre Franciscos, o Santo e o Papa“, nova peça que estreia no dia 10 de maio, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista), na cidade de São Paulo, onde fica até 30 de junho.

Na peça, o Papa Francisco vai à lavanderia, quando, cansado da realidade caótica do mundo de hoje, com fome, guerra e outras tragédias, precisa de uma pausa para descansar e refletir. Lá, encontra um jovem acompanhando a lavagem de suas roupas, ao lado da máquina de lavar, e ambos começam a conversar.

O autor do texto, Gabriel Chalita, diz que, ainda que sejam duas figuras religiosas, os diálogos e as angústias que cada um traz à conversa transcendem tal questão. “Você poderia assistir essa peça e esquecer que são o Papa e São Francisco. São apenas dois homens”, comenta Chalita.

São Francisco é interpretado pelo ator César Mello, conhecido por seu trabalho em novelas da TV Globo, como “Viver a Vida”, “Lado a Lado”, “Sangue Bom” e “Babilônia”, além de musicais de sucesso nos teatros, como “Rei Leão” e “Wicked”. Os diálogos de seu personagem na peça são todos baseados no que dizia São Francisco. Já o Papa Francisco é interpretado pelo ator Paulo Gorgulho, que estreou na TV em 1984 e, desde então, já viveu dezenas de papéis, como na novela “Pantanal” (1990), no filme “O Jardim Secreto de Mariana” (2021) e a série “Todo Dia a Mesma Noite” (2023), entre muitos outros.

Crenças, dúvidas e respostas

“Entre Franciscos, o Santo e o Papa” é uma peça sobre “o amor filosófico que está em cada um de nós, nosso caráter, crenças e dúvidas”, segundo  o diretor do espetáculo, Fernando Philbert – que já foi indicado, em 2019, ao Prêmio Shell por “Todas as Coisas Maravilhosas”. “É preciso caminhar para encontrar respostas e às vezes elas ainda não existem”, emendou Philbert, sobre o tema do novo espetáculo.

O cenário da peça – a lavanderia – funciona como uma maneira figurada de se representar o que os dois personagens conversam ao longo da encenação. No diálogo entre os Franciscos, ambos vão tentando lavar, por assim dizer, as dores e tristezas do mundo.

Sessões e ingressos

Em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso de 10/05 a 30/06, “Entre Franciscos, o Santo e o Papa” terá sessões às sextas, sábados e domingos, sempre às 18h, com duração de 70 minutos. Os ingressos estão à venda pelo site da Sympla (neste link), por R$40,00 (meia-entrada) e R$80,00 (inteira). A classificação etária da peça é livre e o teatro possui espaço para cadeirantes.

Foto de topo: Guilherme Logullo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/05/espetaculo-teatral-entre-franciscos-o-santo-e-o-papa/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile