Cerca de 10 dias depois do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) autorizar o prosseguimento de sua ordem de despejo, a unidade da Livraria Cultura localizada no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – Consolação), em São Paulo, foi fechada em definitivo nesta segunda-feira (1).
Vale lembrar que a livraria tinha conseguido retornar às atividades após um fechamento anterior – o estabelecimento foi fechado em junho de 2023 após confirmação de decreto de falência pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na época, mas foi autorizada a reabrir as portas no mês seguinte.
Desta vez, segundo matéria publicada no portal Publishnews, o encerramento das atividades no local é definitivo, e a Livraria Cultura já está informando ao público que opera momentaneamente apenas pela internet, em seu site oficial. Porém, ainda de acordo com o Publishnews, a marca vai procurar um novo espaço para se estabelecer, visto que não conseguiu chegar a um acordo com a proprietária do espaço no Conjunto Nacional.
Em trecho de uma nota da Livraria Cultura sobre o fechamento publicada no Publishnews, a marca ressalta também que o aumento considerável das vendas online e a consequente diminuição das vendas físicas, principalmente durante e após a pandemia, tornou “desafiadora” a manutenção de uma livraria de grande porte no local onde estava.
Foto de topo: Fagner Angelino/Futura Press
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.