Summer Breeze Brasil 2024: conheça as bandas brasileiras – Parte 1
Tá chegando! A 2ª edição do festival de heavy metal Summer Breeze Brasil será realizada já no próximo mês, nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda), dando continuidade ao sucesso que foi a edição de estreia, em 2023.
Dezenas de atrações musicais de diversos estilos do rock pesado se apresentarão em 4 palcos durante os 3 dias do evento, além de outras variadas atrações e espaços exclusivos que estarão disponíveis para o público no Memorial.
Procurando entregar uma rica diversidade sonora aos presentes, o Summer Breeze Brasil mais uma vez mescla em seu line-up artistas consagrados com bandas mais novas, sejam atrações internacionais ou nacionais. E por falar nas atrações nacionais, o tema merece destaque, já que o festival incluiu mais de 20 bandas brasileiras na sua escalação deste ano. Então, que tal conhecermos mais sobre todas as bandas e artistas brasileiros que se apresentarão no Summer Breeze Brasil 2024? Para começar, vamos falar sobre as bandas nacionais que tocam na sexta-feira (26), o primeiro dia do evento:
CLASH BULLDOG’S
Marcelo Braune (vocal e guitarra), Daniel Stone (guitarra), Bruno Eller (baixo) e Mauricio Tarrago (bateria) são de Nova Friburgo (RJ) e criaram o Clash Bulldog’s em 2020. O nome veio por causa de Argus, buldogue de estimação de Marcelo. Após lançar seis singles/vídeos, além de se apresentar em várias cidades do Brasil ao lado de grandes nomes como Angra, Noturnall, Shaman, Sinistra, Matanza, entre tantos outros, veio o álbum de estreia, “Bark Power” (2023). Mesclando heavy, hard e stoner com muito peso, o material produzido conta com 10 faixas impactantes. Entre os convidados para suas gravações estão Henrique Fogaça (Oitão) e Blaze Bayley (ex-vocalista do Iron Maiden), entre outros. O grupo lançou também um material ao vivo captado numa apresentação no Estúdio Showlivre, na qual executou o 1° álbum na íntegra.
ALCHEMIA
Banda de horror metal fundada em São Paulo, em 2018, por Victor Piiroja (vocal), e que tem ainda Rodrigo Maciel (guitarra), G.Morazza (baixo), Alex Christopher (bateria) e Wally D’Alessandro (teclado). O álbum de estreia, “Inception”, foi lançado em 2021 e, para muitos, levou o Alchemia a se tornar uma das bandas de horror metal mais promissoras do mundo. Em 2022, a banda saiu em turnê pelo Brasil, Argentina e Europa. Com letras que abordam temas como reflexão, consciência, prisão mental, fobias e distúrbios psicológicos, “Inception” é um álbum sombrio e contemporâneo que remete a trilhas de terror. “Temos muitas influências em ‘Inception’, desde heavy metal, black metal, death metal, industrial, gothic, trilhas de filmes e orquestração clássica. Ao mesmo tempo, ele apresenta identidade própria”, descreve Piiroja.
ZUMBIS DO ESPAÇO
O Zumbis do Espaço foi formado em 1996 por Tor nos vocais, Zumbilly na bateria e Gargoyle no baixo, todos entusiastas de filmes de terror, livros e quadrinhos de ficção. Com a ideia de criar uma banda com essa temática e letras em português, eles recrutaram Cromo como guitarrista. Após ensaios e a gravação de uma fita demo, a banda lançou seu primeiro álbum, “A Invasão”. Passando por mudanças na formação, o grupo lançou vários álbuns e EPs ao longo dos anos, explorando uma mistura única de punk rock, metal, música country e rockabilly/psychobilly. Em 2001, divulgou o álbum ao vivo “O Mal Nunca Morre” e enfrentou controvérsias durante suas apresentações. Desde então, vem participando de turnês, lançando coletâneas e gravando mais álbuns, se mantendo na ativa.
ELECTRIC MOB
Banda formada em Curitiba (PR) que estreou no mundo da música surpreendendo no exterior com o álbum de estreia “Discharge” (2020), sucesso nas principais rádios dos EUA e Europa. Com mais de 4 milhões de audições no Spotify, o single “Devil You Know” teve destaque nas paradas internacionais da Billboard Indicator Charts, o que resultou numa turnê muito bem sucedida de divulgação do álbum, que rodou o Brasil no 1° semestre de 2022 e ainda gerou um registro ao vivo. Formado por Renan Zonta (vocal), Ben Hur Auwarter (guitarra), Yuri Elero (baixo) e Mateus Cestaro (bateria), o grupo lançou na sequência seu segundo álbum, “2 make you cry & dance”, colecionando críticas positivas em diversos países. O álbum foi seguido por uma turnê que passou por seis estados brasileiros. Ainda em 2023, o grupo acompanhou o Project 46 numa turnê nacional, passando por sete estados do Nordeste e mais quatro cidades no Sul e Sudeste, dando ainda mais tração ao seu último lançamento.
SIOUX 66
Após dez anos de estrada e diversas conquistas, a banda paulistana de hard rock segue sua 2ª década de existência com algumas mudanças. Agora, cantando em inglês e com a formação de quarteto – Igor Godoi (vocal), Yohan Kisser (guitarra e vocal), Bento Mello (baixo) e Gabriel Haddad (bateria) – a banda pretende alçar novos voos. Com um show energético, dinâmico e vibrante, o Sioux 66 vem colecionando apresentações marcantes em grandes eventos, como a abertura para o Aerosmith no Allianz Parque, em São Paulo, e a presença em duas edições do “Rock in Rio”, em 2019 e 2022, além de aberturas na capital paulista para shows esgotados da turnê Titãs Encontro. A discografia conta com três álbuns: “Diante Do Inferno” (2013), “Caos” (2016) e “MMXIX” (2019), além de dois EPs e vários singles.
MASSACRATION
Em 2005, o Massacration, liderado pelo vocalista Detonator, lançou o disco “Gates of Metal Fried Chicken of Death”, que apresentava riffs avassaladores. Com clássicos como “Metal Massacre Attack” e “Metal Is the Law”, a banda conquistou seu espaço. Ao longo dos anos, Detonator, Metal Avenger e Headmaster (guitarras), Redhead Hammet (baixo e guitarra) e Jimmy The Hammer (bateria) gravaram registros como álbum “Good Blood Headbanguers” e o DVD ao vivo “Live Metal Espancation”, em 2009 e 2017, respectivamente. A banda também produziu singles poderosos, como “Metal Milf”, “Motormetal” e “Metal is My Life”. Celebrando o poder da música, o Massacration levou seus fãs à terra prometida do heavy metal, a fantástica ‘Metal Land’, e continua a transcender fronteiras intergaláticas com videoclipes cinematográficos.
DR. SIN
Se o power trio brasileiro Dr. Sin conta com um histórico de respeito quando o assunto é a presença em grandes festivais, entre eles o Rock in Rio, Hollywood Rock, M2000 Summer Concerts, Live N’ Louder, Skol Rock e Monsters of Rock, agora vem o Summer Breeze Brasil 2024 pra engrossar ainda mais o currículo. O trio, que conta hoje com os irmãos Andria Busic (vocal e baixo), Ivan Busic (bateria e vocal) e Thiago Melo (guitarra), já dividiu o palco com Steve Vai, Joe Satriani, Yngwie Malmsteen, Deep Purple, Pantera, Ian Gillan, Bon Jovi, AC/DC, Glenn Hughes e KISS. Promovendo o álbum “Back Home Again” (2019) e tendo lançado o CD/DVD “Acústico Dr. Sin”, gravado ao vivo, o grupo celebra também os 30 anos do álbum de estreia, “Dr. Sin” (1993).
EDU FALASCHI
Acostumado a grandes espetáculos e a estar presente em grandes festivais e eventos pelo mundo, o renomado vocalista e compositor Edu Falaschi, acompanhado por sua banda, com Roberto Barros e Diogo Mafra (guitarras), Raphael Dafras (baixo), Aquiles Priester (bateria) e Fábio Laguna (teclados), estará no palco do Summer Breeze Brasil 2024 promovendo seu mais recente álbum, “Eldorado”. Segunda parte de uma trilogia conceitual, misturando elementos históricos, ficção e uma abordagem cinematográfica, “Eldorado” viaja no tempo e apresenta faixas com influências latinas, flamenco, músicas latinas e astecas com instrumentos únicos. Com letras em espanhol e línguas nativas, apresenta ritmos, harmonias e melodias que capturam a essência dessa riqueza cultural e artística. Com “Eldorado”, Falaschi coloca seu nome, mais uma vez, como um dos principais vocalistas e compositores de heavy metal do Brasil.
Essas são as oito bandas brasileiras que tocam no Summer Breeze Brasil 2024 na sexta-feira, 26 de abril, dia de abertura do festival. Fique ligado, logo apresentaremos a 2ª parte das bandas nacionais que se apresentam no evento! 😉
O Summer Breeze Brasil 2024
Depois de uma edição inaugural de muito sucesso em 2023, a 2ª edição do Summer Breeze Brasil foi confirmada para os dias 26, 27 e 28 de abril – com um dia a mais do que a edição de estreia – no Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda). Além de dezenas de atrações musicais, o festival contará mais uma vez com diversas experiências e ativações para toda a família, como a Horror Expo Experience, o Tattoo Rock Festival, venda de vinis, espaço kids com monitores, áreas de descanso, palestras, gastronomia diversa e um lounge com acesso prioritário, open bar e open food.
A venda de ingressos para o festival está em andamento e os interessados podem acessar o site do Clube do Ingresso (neste link) para adquirir suas entradas, que estão disponíveis nas modalidades Summer Card, Summer Card Social, Summer Pass, Summer Lounge Card e Summer Lounge Pass, vendidas com parcelamento em até 6X sem juros, além do Ingresso Solidário.
Para relembrar os horários de cada show das atrações do Summer Breeze Brasil 2024, os interessados podem acessar esta matéria.
Já quem quer ficar por dentro de mais possíveis novidades do festival pode acessar summerbreezebrasil.com ou seguir @summerbreeze.brasil no Instagram.
Foto de topo: Divulgação/Summer Breeze Brasil
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.