Você sabia que existe uma premiação internacional que é considerada o “Oscar dos hostels”? É o Hoscar Awards, do site HostelWorld, que premia hostels de todo o mundo segundo diversos critérios pré-determinados.
Em 2023, dois dos hostels ganhadores de duas categorias do Hoscar Awards ficam no Brasil, mais especificamente, no Litoral Norte de São Paulo. Eles são o Green Haven Hostel (@greenhavenilhaanchieta), na ilha de Anchieta, em Ubatuba-SP, e o Hostel da Vila (@hosteldavilailhabela), na cidade de Ilhabela-SP. Tanto Ubatuba quanto Ilhabela, os municípios que abrigam os hostels premiados, são cidades turísticas muito badaladas do litoral paulista.
Na premiação, o Green Haven Hostel, localizado em uma ilha ubatubense que une lazer e história, foi o vencedor de 2023 na categoria “The Community Champion”, que reconhece hostels realizadores de trabalhos sociais e voluntários capazes de desenvolver as comunidades onde estão. Ainda na mesma categoria, um hostel paulistano figura no 4° lugar da premiação: é o O de Casa (@odecasahostel),s que segundo o próprio site do Hoscar Awards, “estimula os hóspedes a se conectarem com a cultura local por meio de uma verdadeira experiência ‘Sampa'”, em tradução do inglês.
Já o Hostel da Vila, de Ilhabela, foi contemplado com a 1ª colocação na categoria “The People Person”, referente a hostels que promovem mais facilmente a socialização divertida e segura entre seus hóspedes, ou seja, são propícios para quem gosta de conhecer pessoas e fazer amizades. Nesta categoria, logo após o Hostel da Vila, quem aparece na 2ª colocação é o Green Haven Hostel, fazendo uma dobradinha brasileira no pódio.
Além desses hostels paulistas, hostels de Natal, Rio de Janeiro e Fortaleza também estão no top 5 de diferentes categorias. Ao todo, o Hoscar Awards de 2023 considerou cerca de 16.500 hostels de 180 países.
Para saber mais sobre o Hoscar Awards e conferir todas as categorias da premiação e seus respectivos rankings, clique aqui (obs.: o site está em inglês).
Foto de topo: Green Haven Hostel
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.