Trecho da Avenida São João será aberto apenas para pedestres e ciclistas neste domingo
Neste domingo (21), das 9h às 16h, a Avenida São João, na região central da capital paulista, recebe um evento teste do Programa Ruas Abertas. Durante a atividade, que está em caráter experimental, um trecho de 1,5 km da via, entre o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Largo do Paissandu, será temporariamente interditado para a circulação de veículos e aberto exclusivamente para pedestres e ciclistas, assim como já acontece em quatro ruas do bairro da Liberdade e na Avenida Paulista.
Segundo a prefeitura paulistana, a proposta de inclusão da Avenida São João no Programa Ruas Abertas está em debate com a população desde 8 de janeiro por meio de uma consulta pública no site Participe+ (participemais.prefeitura.sp.gov.br). Essa proposta tem o objetivo de ampliar a ocupação do espaço público e facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú – áreas que já funcionam como espaços de lazer aos fins de semana.
Ainda de acordo com a gestão municipal, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar irão reforçar o policiamento na área durante o evento.
Neste primeiro teste, a área ganhará uma série de atividades gratuitas, ampliando as opções de lazer e cultura no centro. Até 8 de fevereiro, os munícipes podem deixar sua opinião a respeito da proposta, respondendo um questionário sobre experiências e perspectivas para a Avenida São João. Um material técnico elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento é disponibilizado para subsidiar as respostas. Para registrar a opinião, basta aos interessados clicarem aqui.
Lazer, entretenimento e esporte
Diversas ações de lazer e entretenimento foram planejadas para o evento piloto. As atividades serão de baixo impacto, com foco em artistas de rua e a valorização dos elementos locais, como a Galeria do Rock, o Centro de Memória do Circo e a famosa esquina das Avenidas Ipiranga e São João. Veja aqui a programação esportiva.
Além de atrações infantis e circenses, a iniciativa promove o Palco Choro Jazz, com apresentações do quarteto Jazz Riddim e do Quinteto Mangabera, entre outros; e o Palco Rock, no Largo do Paissandu, em frente à Galeria do Rock, com atrações como Guns ‘n’ Roses Experience e Living Metal. Confira aqui a programação.
O Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da capital, participa do evento com 14 artesãos credenciados que vão expor e comercializar artigos infantis, bolsas e acessórios, cartonagem, decoração, saboaria e vestuário. Os artesãos estarão na Praça Júlio Mesquita.
O programa Ruas Abertas
Iniciado em 206, o Ruas Abertas é uma iniciativa do município que prioriza a qualificação do espaço urbano a partir das necessidades dos pedestres. A intenção é oferecer condições que estimulem a permanência das pessoas, a caminhabilidade e o fortalecimento da região como atrativo turístico e comercial.
O projeto prevê a abertura de ruas para pedestres aos domingos e feriados, com apoio da CET para o monitoramento do tráfego de veículos. Além disso, prevê a execução de obras permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo
Foto de topo: Prefeitura de São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.