Quase 136 mil itens foram encaminhados entre janeiro e novembro de 2023 para as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo.
Os itens mais encontrados nos CAPs foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transportes. Alguns pertences inusitados também foram encontrados, como por exemplo: muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado, objetos sexuais e até pandeiro. Além disso, cédulas de dinheiro também são outro item da lista de objetos perdidos ou esquecidos no transporte paulista.
Entre o primeiro e o penúltimo mês do ano passado, a Central de Achados e Perdidos da CPTM, que administra o transporte por trens em São Paulo, registrou 62.664 objetos esquecidos por passageiros. Desses, 19.760 foram devolvidos para seus donos.
No Metrô, o balanço do mesmo período registrou 68.945 objetos recolhidos. A Central de Achados e Perdidos do Metrô (CAP) cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 15-Prata. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 20.836 foram devolvidos.
As centrais das concessionárias gerenciadas pela EMTU receberam aproximadamente 3.612 objetos e, destes, 250 itens foram retirados pelos passageiros.
Procedimento
Os documentos entregues nos CAPs ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo período antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).
Para evitar perdas e esquecimentos
Para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.
Para conferir os endereços de todas as Centrais de Achados e Perdidos do estado de São Paulo, acesse este link.
Fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo
Foto de topo: mobilidadesampa.com.br
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.