Você já conhece o Parque Villa-Lobos?
Você já teve a oportunidade de conhecer o Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros)?
Localizado na Zona Oeste da capital paulista, bem ao lado do Parque Cândido Portinari, o Parque Villa-Lobos abrange um espaço verde de 732.000m² e nasceu onde antes funcionava um depósito de lixo.
Em 1987, no centenário de nascimento do compositor carioca Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), os estudos de implementação do parque começaram – por isso o nome, que homenageia um dos maiores ícones da música brasileira.
O Parque Villa Lobos foi inaugurado oficialmente em 1994, com uma ilha musical, ciclovia, playground, bosque com espécies da Mata Atlântica e muitas outras atrações.
Atualmente, são cerca de 35 mil árvores de mais de 150 espécies por lá. Essa presença acentuada da natureza e o amplo espaço para lazer e esportes são fatores que fazem do parque um dos lugares favoritos de muitos paulistanos, chegando a receber, em média, 20 mil pessoas em um único final de semana.
No interior do parque, pistas de concreto ou asfalto fazem a alegria de quem gosta de caminhar, correr, andar de bike, skate e patins, com algumas pistas específicas para esses esportes sob rodas. E no entorno das pistas, muita grama verde com espaços para relaxar e fazer piqueniques, além de bancos, mesas de concreto e árvores, dão ao local o tom de lazer e descanso que muitos frequentadores buscam.
Logo no início de um de seus principais acessos, o Parque Villa Lobos conta com uma arena concretada, também conhecida como “ilha musical”. Circundada por uma arquibancada simples, o espaço já foi palco de shows musicais, encenações teatrais e outros eventos.
Mas, além do lazer e dos esportes, o parque conta também, principalmente aos finais de semana, com food trucks e estandes diversos para alimentação, com opções variadas que vão da água de coco ao chopp.
Um dos diversos parques públicos do município de São Paulo, o Parque Villa-Lobos fica aberto todos os dias, das 5h30 às 19h, com entrada gratuita; porém, o estacionamento para quem for de carro ou moto é pago.
Para saber mais sobre o parque e ficar por dentro dos eventos que acontecem por lá, os interessados podem seguir @villalobosparque no Instagram.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Foto de topo: Edson Lopes Jr./Prefeitura de São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.