Desde o último dia 8, está em cartaz no Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – Centro) a exposição imersiva ‘O Mergulho’, da artista carioca Renata Adler (@renataadler.art).
Em ‘O Mergulho’, Renata se apropria da famosa citação “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, de Lavoisier. Esta é a mensagem central de sua grande instalação imersiva. Assim que entra na exposição, o visitante fica submerso numa floresta de móbiles que a artista chama de “camaleões”, onde através de um jogo sutil de materiais refletores, reproduzindo um efeito de espelho, faz perder o sentido de proporção e multiplica a obra de arte.
Os “camaleões” são esculturas em madeira torneada, algumas parcialmente pintadas, de formas diferentes, às vezes arredondadas, às quais a artista acrescenta vários elementos heterogêneos, incluindo itens pertencentes à chamada sociedade de consumo, como capinhas de celular. Os “camaleões” são chamados assim por assimilarem duas características do réptil: adaptação e transmutação. “O camaleão é um símbolo (…) Ele é um ser, como todos nós, em transformação. O DNA do meu trabalho está sempre na transmutação do ser e da matéria”, comentou Renata.
Aquários
Além dos “camaleões”, como um caminho, ao percorrer a mostra, o público se depara com 30 aquários, que são videoinstalações com o objetivo de mostrar o movimento da água como um rio.
Com ‘O Mergulho’, a artista pretende que o público “entre e sinta muita paz, se reconecte com a natureza”, pois, segundo ela, estamos precisando. Renata ainda destaca “transformação” e “movimento” como palavras-chave que resumem a essência da mostra – e de seu trabalho como um todo.
Os 250 “camaleões” e 30 aquários de ‘O Mergulho’ estão ocupando um andar do Farol Santander. A instalação imersiva fica em cartaz no local até 3 de março de 2024, de terça a domingo, das 9h às 20h. Os ingressos para visitação estão à venda pelo site www.farolsantander.com.br/#/sp e na bilheteria do prédio por R$35,00 (inteira) e R$17,50 (meia-entrada). Clientes Santander têm desconto de 10% em compras com cartões do banco. A classificação etária da exposição é livre.
Obs.: matéria que contou com colaboração de Raquel Fernandez
Foto de topo: Raquel Fernandez
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.