Ícone do site Sobreviva em São Paulo

São Paulo registrou nesta segunda-feira a 2ª maior temperatura desde 1943

Foto: Climatempo

A onda de calor que persiste sobre  o Brasil deixou a cidade de São Paulo extremamente quente desde o domingo (12), com um nível de calor que raramente é observado na capital paulista.

De acordo com o site Climatempo, especializado em meteorologia e notícias sobre o clima, ontem (13) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 37,7°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, o local de referência climatológica para a cidade, onde o Inmet faz medições regulares desde 1943.
 
Esta marca de 37,7°C registrada na segunda-feira foi recorde para o ano de 2023, pelo segundo dia consecutivo, superando os 37,1°C do domingo, dia 12 de novembro. Além disso, a temperatura registrada ontem alcançou outra marca notável: foi a 2ª maior temperatura já medida pelo Inmet na cidade de São Paulo desde 1943. O recorde atual, ou seja, a maior temperatura já medida na cidade, é 37,8°, no dia 17 de outubro de 2014.
 
E teve mais um recorde batido: a madrugada de 13 de novembro foi a mais quente na capital paulista em 2023, com a temperatura mínima de 24,3°C.
 
5ª capital mais quente
 
São Paulo foi a 5ª capital mais quente do Brasil nesta segunda-feira, dia 13, tendo empatado com Vitória, que também bateu 37,7°C. A capital mais quente do país ontem foi Cuiabá, com 42°, seguida por Boa Vista (40,6°), Teresina (39,3°) e Palmas (38,2°C). As informações são do site Climatempo.
 
Quando vai refrescar?
 
O ar muito quente ainda predomina sobre São Paulo até a sexta-feira (17) e, até lá, temperaturas próximas dos 38°C poderão ser registradas novamente. A sexta será um pouco menos quente, mesmo assim, a expectativa é de calor em torno dos 34°C. A temperatura só deve voltar ao normal no fim de semana, quando espera-se que o calor não supere os 31°C.

As condições para pancadas de chuva aumentam entre sexta e sábado (18), com a passagem de uma frente fria pela costa paulista.

Fonte e foto de topo: Climatempo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/11/sao-paulo-registrou-2a-maior-temperatura-desde-1943/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile