A partir desta semana, o público não paga nada para visitar a exposição temporária Futebol de Brinquedo, em cartaz desde outubro no Museu do Futebol (Estádio Paulo Machado de Carvalho: Pça. Charles Miller, s/n – Pacaembu).
Até abril de 2024, de terça a domingo, das 9h às 18h (com entrada permitida até 17h), todos os interessados podem visitar gratuitamente a mostra (mediante retirada de ingressos na bilheteria), que propõe um mergulho afetivo na história dos brinquedos analógicos inspirados no esporte mais popular do Brasil.
Fazem parte da exposição peças como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo Fifa e, é claro, muitos times de futebol de botão.
Há também figuras da Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, além de minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko.
A lista de itens da mostra inclui ainda publicações infantis icônicas, como o ‘Manual do Zé Carioca’, lançado pela Editora Abril para a Copa do Mundo masculina de 1974. Tem também o álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 1970 (no México) e a Revista ‘Pelezinho Edição Especial: 50 anos de Pelé’, publicada em 1990. O maior jogador de todos os tempos também é representado em itens raros, com um boneco de 1958 e uma miniatura de 1980.
“A exposição Futebol de Brinquedo resgata esse brincar, fazendo uma tabelinha entre a memória afetiva dos mais velhos e a apresentação de jogos desconhecidos para os mais novos. Uma prova que, além de ser um dos esportes mais democráticos que existem, o futebol une gerações”, disse o jornalista Marcelo Duarte, curador da mostra.
Obra de renovação
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol está atualmente passando por uma grande obra de renovação de sua exposição principal, que voltará com novidades no primeiro semestre de 2024. Até lá, ela fica fechada à visitação.
Mesmo assim, a exposição ‘Futebol de Brinquedo’ pode ser visitada normalmente, até seu encerramento.
Para conhecer mais sobre o Museu do Futebol, os interessados podem acessar museudofutebol.org.br.
Fontes: Governo de SP e Museu do Futebol
Foto de topo: Museu do Futebol
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.