III Expo Internacional Dia da Consciência Negra acontece em São Paulo de 18 a 21/11
Em sua terceira edição, a Expo Internacional Dia da Consciência Negra acontece entre os dias 18 e 21 de novembro, no Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda), em São Paulo, voltada a celebrar dos 20 anos da Lei 10.639/03 e, ao mesmo tempo, debater sua efetiva aplicação. Promulgada em 9 de janeiro de 2003, a lei incluiu no currículo-base da educação nacional a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira; em 2008, a norma foi ampliada para incluir a temática indígena. Sob o lema “uma lei, muitas lutas”, a expo vai ocupar todo o Memorial da América Latina com palestras, debates, feira de afroempreendedores, oficinas culturais e shows com grandes nomes do cenário musical.
Um dos maiores eventos do Brasil e do mundo no enfrentamento do preconceito racial, a expo já reuniu mais de 32 mil pessoas nas duas primeiras edições, sem contar a participação do público online, já que todas as palestras e debates têm transmissão no YouTube. Em 2022, o evento abordou os 200 anos de luta da população negra; este ano, com um dia a mais de atividades, o tema é a luta via educação, pilar central de combate ao racismo.
Local que sedia a expo, o Memorial da América Latina é um centro cultural aberto ao público, com capacidade para 40 mil pessoas, ao lado do metrô Barra Funda. As palestras serão realizadas no auditório do Parlatino, que abriga também o Museu da Inclusão. Os shows, feira de economia criativa e praça de alimentação, ocorrem na área externa do Memorial, ocupando cerca de 30.000m2.
“…a educação é o principal caminho de transformação, por isso a importância de debater a lei. Por isso também a Expo existe, ela é fruto direto da história e da cultura afro-brasileiras, valoriza e expressa esse protagonismo e é um poderoso instrumento de promoção da igualdade racial“, afirmou a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy.
Informações mais detalhadas sobre a II Expo Internacional da Consciência Negra podem ser encontradas em https://farolantirracista.sp.gov.br/expo ou no perfil @consciencianegrasp no Instagram.
Foto de topo: Divulgação/@consciencianegrasp
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.