Em novembro, o UFC (Ultimate Fighting Combat) finalmente estará de volta a São Paulo! No dia 04/11 (sábado), a partir das 15h30 (horário de abertura dos portões), o octógono retorna ao Ginásio do Ibirapuera (Rua Manuel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera) após quatro anos para um evento repleto de lutadores brasileiros que esperam impressionar lutando em casa.
O dia de embates vai receber uma sequência de lutas de diferentes modalidades – sempre com brasileiros como um dos oponentes – que serão o aquecimento para a luta principal: Curtis Blaydes (EUA) X Jailton Almeida (BRA).
Blaydes X Almeida
Desta vez, o card será liderado por um duelo peso-pesado que envolve o norte-americano Curtis Blaydes (17-4, 1NC) e o baiano Jailton Almeida(19-2), o Malhadinho. Jailton não precisou de muito tempo no UFC para se colocar entre os 10 melhores do peso-pesado. Contratado após impressionar no Contender Series em 2021, o nordestino tem cinco vitórias no UFC – duas por nocaute e três por finalização – e nenhuma derrota. Na carreira, já são 19 vitórias, todas pela via rápida. Ele não perde desde 2018 e espera estender ainda mais a sequência vitoriosa contra Blaydes, que atualmente é o n° 5 da divisão e tem no currículo vitórias por nocaute sobre nomes como Júnior Cigano e Alistair Overeem.
Outras lutas
Outro jovem talento descoberto no Contender Series de 2021 que estará em ação é Caio Borralho (14-1, 1 NC). O maranhense acumulou 4 vitórias consecutivas desde sua chegada ao UFC – a mais recente delas em abril deste ano, uma finalização sobre o russo Michal Oleksiejczuk. Caio terá pela frente o jovem, mas experiente Nursultan Ruziboev (35-8-2, 2 NC). Aos 29 anos e fazendo sua segunda luta no UFC, Ruziboev tem mais de 45 lutas em seu cartel e impressionantes 35 vitórias – 20 delas por finalização e 13 por nocaute.
Já no peso meio-pesado, Vitor Petrino (9-0) colocará sua invencibilidade no MMA em jogo contra Modestas Bukauskas (15-5). O mineiro tem nove vitórias na carreira e a luta no UFC São Paulo será sua terceira na organização. Ele estreou em março deste ano com uma vitória por decisão e, em sua segunda aparição no octógono, em julho, finalizou o veterano Marcin Prachnio no terceiro round.
O evento em São Paulo também vai contar com um reforço faixa-preta: Rodolfo Vieira (9-2) enfrenta o russo Armen Petrosyan (9-2) em um combate de peso-médio. O “Caçador de Faixa-Preta” é conhecido pelo jiu-jitsu afiado – ele foi 5x campeão mundial na modalidade – e oito de suas 9 vitórias no MMA vieram por finalização. Em São Paulo, ele espera adicionar mais uma a seu currículo e também se tornar o primeiro atleta a finalizar Petrosyan.
De olho no Top 15 do peso-palha, Denise Gomes (8-2) enfrenta a americana Angela Hill (15-13). A gaúcha de 23 anos chega a São Paulo embalada por duas vitórias por nocaute em 2023. Uma vitória sobre Hill pode colocá-la entre as melhores da divisão, já que Hill é a atual n° 15 da divisão.
Também procurando estender sua sequência de vitórias estará Rodrigo Zé Colmeia (10-1, 1 NC). O mineiro vem de duas vitórias e vai lutar pela primeira vez em solo brasileiro no UFC. Ele vai medir forças contra o nocauteador americano Don’Tale Mayes (10-5, 1 NC), que nocauteou o ex-campeão Andrei Arlovski em sua luta mais recente, em junho.
Em mais uma luta que promete ser competitiva, no peso meio-médio, Elizeu Capoeira (24-7) enfrenta Rinat Fakhretdinov (21-1). O Ibirapuera traz boas lembranças para Capoeira. Ele tem duas vitórias no ginásio – um nocaute sobre Luigi Vendramini e uma vitória por decisão dividida que lhe rendeu o bônus de Luta da Noite contra Max Griffin. Elizeu terá pela frente o desafio de parar o russo Fakhretdinov, que não perde desde 2013.
Ingressos
Os ingressos estão à venda pelo site da Ticketmaster (neste link) e na bilheteria do Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda), mas alguns setores já esgotaram.
Foto de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.