Lynyrd Skynyrd em São Paulo: saiba 6 curiosidades sobre a banda

Lynyrd Skynyrd em São Paulo: saiba 6 curiosidades sobre a banda

Em setembro, uma das bandas mais lendárias e influentes do southern rock vem ao Brasil para celebrar seu 50° aniversário. É o Lynyrd Skynyrd, que em sua passagem pelo país se apresenta no Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda), em São Paulo, no dia 22 de setembro (sexta-feira).

Grupo dono de hits imortais como “Sweet Home Alabama”, “Simple Man” e “Free Bird”, entre outros, o Lynyrd Skynyrd deve mostrar aos brasileiros um repertório repleto de clássicos, fazendo um verdadeiro passeio por sua carreira. Os ingressos continuam à venda pelo site da Ticket360 (neste link) e em pontos físicos autorizados (descritos no mesmo link), por valores que variam de R$225,00 a R$950,00, além do acréscimo da taxa de serviço no caso da compra online.

Para relembrar um pouco do porquê o Lynyrd Skynyrd é uma banda considerada histórica na música mundial, vamos ressaltar 6 curiosidades sobre o grupo:

Origem do nome

O inusitado nome do grupo foi inspirado no professor de Educação Física da escola na época em que os membros originais eram estudantes. O professor, chamado Leonard Skinner, pegava no pé deles por conta do cabelo comprido. Então, em “homenagem” ao docente, para batizar a banda, eles trocaram todas as vogais do nome de Leonard pela letra “y” e suprimiram um “n”, gerando o nome que os eternizou. Em 1973, eles aproveitaram o lançamento de seu disco de estreia e deram a ele um título que explicava a pronúncia do nome: “(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)”.

Ascensão imediata

Em 1973, Ronnie Van Zant (vocalista), Gary Rossington (guitarrista), Allen Collins (guitarrista), Steve Gaines (guitarrista), Ed King (guitarrista), Billy Powell (tecladista), Bob Burns (baterista) e Leon Wilkeson (baixista) lançaram seu álbum de estreia, o já citado “(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)”, que tinha dois dos seus mais lendários e poderosos hits: “Simple Man” e “Free Bird”. As músicas fizeram sucesso quase instantâneo e levaram o Lynyrd Skynyrd ao estrelato nos EUA praticamente da noite para o dia. Daí, conquistar paradas musicais em outros países foi questão de tempo.

Tragédia

A banda passou por seu momento mais triste em outubro de 1977, quando sofreu um acidente aéreo, voando em um avião fretado para um show no Mississipi. A aeronave ficou sem combustível no ar, e o piloto conseguiu fazer um pouso de emergência em um pântano. No entanto, o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, a backing vocal Cassie Gaines (irmã de Steve), o próprio piloto e copiloto não sobreviveram. Os outros 20 passageiros se machucaram.

Último membro original

Em 1987, dez anos depois do trágico acidente aéreo, o grupo decidiu voltar à ativa, substituindo seus integrantes conforme as necessidades. E assim tem sido até hoje. Último integrante remanescente da primeira formação, o guitarrista Gary Rossington faleceu em 3 de março de 2023. A banda até cogitou encerrar as atividades mais uma vez, mas decidiu continuar fazendo shows. “É sobre o legado do Lynyrd Skynyrd e o que ele representa, o que são os nossos fãs. Não há nada melhor do que fazer um grande show com o Skynyrd e ver as pessoas adorando nossa música”, afirmou o atual vocalista, Johnny Van Zant (irmão do vocalista original, falecido em 1977), sobre a decisão.

Músicas em filmes e séries

As canções do Lynyrd Skynyrd estão em mais de 60 filmes e séries internacionais. Só “Sweet Home Alabama” está em 12 filmes e 10 episódios de séries, como ‘Forrest Gump’ (1994), ‘Os Simpsons’ (em episódio de 1989), ‘8 Mile’ (2002), ‘Sweet Home Alabama’ (2002), ‘Meu Malvado Favorito’ (2010) e ‘Rio 2’ (2014). “Free Bird” está em 6 filmes e 8 episódios de séries, entre eles: ‘Willy’s Wonderland’ (2021), ‘Rejeitados pelo Diabo’ (2005), ‘Speed Racer’ (2008) e ‘Forrest Gump’ (1994). E “Call Me The Breeze” está em 3 filmes e 2 episódios de séries, como ‘Wild Dogs’ (2007) e ‘El Caminho: The Breaking Bad Movie’ (2019). 

O Massacre da Serra Elétrica

Um dos filmes no qual o Lynyrd Skynyrd não só integra a trilha sonora, mas também é citado na história, é ‘O Massacre da Serra Elétrica’, de 2003, um dos remakes do filme homônimo original, de 1974. Na história do longa, protagonizado por Jessica Biel e ambientado em 1973,  cinco jovens em uma van cruzam o interior do Texas em direção a um show do Lynyrd Skynyrd, quando seu passeio é interrompido por uma garota que caminha pelo meio da pista – e, a partir daí, uma série de infortúnios violentos acontece com eles. Aliás, vale citar também: o enredo do filme se passa no Verão de 1973, mas os jovens viajantes estão ouvindo no rádio da van, logo no início da história, a música “Sweet Home Alabama” – que na realidade só foi lançada pelo Lynyrd Skynyrd em junho de 1974. Esse é um dos erros de roteiro do longa.

E aí, você sabe mais alguma curiosidade do Lynyrd Skynyrd? Divide com a gente nos comentários! E não deixo de ir ao show, que promete ser inesquecível.

Foto de topo: Divulgação/lynyrdskynyrd.com

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/07/lynyrd-skynyrd-em-sao-paulo-6-curiosidades/" width="100%" count="off" num="5"]