Devido ao período de baixas temperaturas em São Paulo, está acontecendo desde maio a Campanha do Agasalho 2023, iniciativa coordenada pelo Fundo Social de São Paulo que visa arrecadar roupas e cobertores novos ou usados para doação a pessoas vulneráveis ou em situação de rua durante o período de temperaturas consideravelmente abaixo da média.
Na capital paulista
Na cidade de São Paulo, o depósito do Fundo Social, no Jaguaré, e outros dez pontos de maior movimento na capital, estão recebendo caixas de coleta: postos Poupatempo Sé e Lapa, terminais Jabaquara e Diadema da EMTU, estações Santana e Portuguesa do Metrô, estações Brás e Guaianazes da CPTM e unidades da Sabesp nas avenidas do Estado e Santos Dumont. Os interessados em participar da campanha e ajudar quem precisa podem levar suas doações a esses pontos. O Fundo Social ressalta que os itens mais requisitados são agasalhos, meias, toucas e luvas. Porém, peças muito velhas, rasgadas e sujas são inviáveis para a campanha.
Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são: conta corrente nº 19.771-8, agência nº 1897-X, CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98. Também é possível doar pela chave Pix doacoesfussp@sp.gov.br.
O Fundo Social usará recursos de doações para comprar cerca de 125 mil cobertores. A distribuição dos itens será feita com base em dados do CadÚnico em relação à população em pobreza e extrema pobreza no território paulista.
Dois meses de campanha
Segundo o Fundo Social de São Paulo, a Campanha do Agasalho foi lançada em 18 de maio e completou dois meses com a distribuição de aproximadamente 146 mil peças de roupas e itens de inverno doados e 125 mil cobertores adquiridos pelo órgão. As peças já foram encaminhadas para os 645 municípios paulistas entregarem a pessoas em situação de vulnerabilidade social e entidades que atuam no Estado de São Paulo. Mas é claro que a campanha continua ativa e as doações continuam sendo muito bem-vindas.
Doação de tecidos
A campanha ganhou também reforço de empresários ligados à Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que estão doando tecidos e aviamentos para produção de agasalhos pelas alunas do curso de Costureiro Avançado do Fundo Social. As peças também serão doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Outras iniciativas
Algumas empresas e instituições privadas também estão fazendo suas próprias ações ou integrando outras campanhas de arrecadação de roupas e cobertores para ajudar os mais necessitados a enfrentar o frio. O Shopping Pátio Higienópolis (Rua Dr. Veiga Filho, 133 – Higienópolis) é uma dessas instituições. Com dois postos de arrecadação de cobertores e agasalhos implantados nos pisos Veiga Filho e Higienópolis, o shopping contribui com a 15ª edição da Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha, que espera arrecadar 70 toneladas em doações durante a campanha.
Foto de topo: Fundo Social de São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.