É bem provável que você tenha encontrado, nas últimas semanas, um ou mais trechos de ruas, avenidas ou alamedas em obras de recapeamento na cidade de São Paulo. Isso acontece porque a prefeitura está realizando um programa que tem exatamente o objetivo de recapear vias da cidade que, de acordo com critérios estipulados pela própria gestão pública, precisam passar por esse processo.
Números
A prefeitura paulistana informa que, até a última sexta-feira (21), eram 75 os trechos com recapeamento em andamento, totalizando uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados, distribuídos por diversas regiões da cidade. Somando as áreas já concluídas com as que estão em execução e as que foram contratadas, mas ainda não iniciadas, o programa ultrapassou 8 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho, início do programa, os 270 trechos finalizados correspondem a mais de 6 milhões de metros quadrados, segundo informado pela prefeitura.
Critérios
Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade. O programa usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior.
Próximo passo
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entrarão no cronograma da CET para sinalização.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo
Foto de topo: Reprodução/Google Street View
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.