‘Um Dia na Broadway’: homenagem a musicais americanos estreia hoje em São Paulo
Depois de quase 15 anos encenando clássicos do universo infantil, o diretor teatral e músico Billy Bond volta a montar espetáculos para o público adulto e está estreando hoje (16), no Teatro Claro, em São Paulo, “Um Dia na Broadway” – um verdadeiro tributo aos grandes musicais americanos.
O diretor ítalo-argentino criou seu novo espetáculo com o objetivo de satisfazer uma plateia ávida para ver os melhores musicais do mundo, que costumam nascer ou passar por Nova York. Assim, Bond deseja reproduzir no espetáculo o espírito da movimentada metrópole americana.
Para levar o público nessa viagem, Bond criou uma ambientação característica: um painel de 160 metros de tiras de luz de LED irá reproduzir pontos turísticos clássicos de Nova York, como Times Square, Broadway, Estátua da Liberdade, Wall Street, Harlem, Empire State, Metrô e Grand Central Station.
Detalhista, o diretor pretende que o espectador se reconheça no palco e nas personagens. Assim, até os ruídos característicos de Nova York também devem cumprir seu papel de transportar o público para a cidade.
A encenação
Em estilo grandioso, a abertura com 20 bailarinos ao som da orquestra ao vivo (as músicas são todas cantadas em inglês) é um convite para se deixar envolver pelo universo dos musicais.
São 32 pessoas em cena, entre atores, cantores e bailarinos, músicos e técnicos. A história começa com a chegada de uma família de férias em Nova York. Acompanhado pelos filhos, um casal viaja para a cidade a fim de comemorar o aniversário de casamento onde se conheceram e se apaixonaram. Logo há um desencontro e as crianças se perdem dos pais no metrô da Grand Central Station.
A partir de então, na tentativa de reencontrar os pais, os irmãos se aventuram por lugares onde acreditam que encontrarão o casal. Sabem que os pais são fanáticos por teatro, portanto, na busca, visitam os teatros da Broadway e assistem trechos de musicais clássicos. Na plateia, o público acompanha a saga da família e se delicia com as cenas concebidas para reproduzir a atmosfera de alguns dos mais famosos musicais de todos os tempos, em imagens, figurinos, cenários e músicas cantadas ao vivo.
São eles: Priscila (ao som de It’s Raining Men), Evita (Don’t cry for me Argentina), Chicago (All that jazz), Grease (Summer Night), Les Miserables (One day more), Mary Poppins (Supercalifragilistic), A Bela e a Fera (Beauty and beast) O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Ópera) Cats (Memories), Mamma Mia (Dancing Queen) e Hair ( Let the Sunshine).
No decorrer da trama, uma personagem entra para ajudar a contar a história. Trata-se do próprio George Michael Cohan, artista identificado como um dos primeiros a fazer espetáculos no formato musical nos Estados Unidos.
Estrutura
Como não pode faltar nas montagens do diretor, a encenação conta com números aéreos, levitação e outros truques e efeitos especiais. Para dar a sensação de 3D, Bond explica que há um cenário virtual (com imagens em 4K) e um físico, ambos mesclados. Foi construído um palco giratório automatizado de 15m X 7m. O som é Surround, para cumprir a missão de envolver o público.
Para que tudo saia como o diretor concebeu e a reprodução dos espaços da cidade americana seja fiel, uma equipe de 10 profissionais trabalhou por meses na computação gráfica.
SERVIÇO
“Um Dia na Broadway” estreia hoje (16) e fica em cartaz apenas até 9 de julho, no Teatro Claro (Rua Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, 5° piso do Shopping Vila Olímpia). As apresentações acontecem às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. Os ingressos custam de R$50,00 a R$250,00 e estão à venda pelo site da Uhuu (neste link).
A duração aproximada do espetáculo é de 120 minutos e a classificação etária é livre.
Foto de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.