Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Você já conhece o Museu de Arte Sacra de São Paulo?

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Ontem (06) a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo (SMTUR) publicou em seu perfil oficial no Instagram (@turismoprefsp) mais uma dica de programa cultural para se fazer na cidade. A dica da vez foi a visita ao Museu de Arte Sacra de São Paulo (Av. Tiradentes, 676 – Luz).

Equipamento cultural pertencente à Prefeitura de São Paulo, o Museu de Arte Sacra foi criado na década de 1970 e está localizado em meio à riqueza cultural da zona central da capital paulista, muito próximo à Estação Tiradentes, da Linha 1-Azul do Metrô.

Entre os itens mais interessantes do variado acervo histórico do Museu da Arte Sacra estão livros raros, produzidos no Brasil e no exterior. Para conhecer melhor esse acervo, uma boa pedida é visitar as exposições em cartaz: “Arte Sacra através dos séculos”; “Tradição e liturgia: a coleção de prataria e ourivesaria do MAS-SP”, que apresenta cerca de 200 itens, entre eles ostensórios, resplendores, tocheiros, crucifixos, cálices, coroas e diversos objetos eclesiásticos; “Presépio Napolitano”, com uma cenografia que representa o nascimento de Jesus de Nazaré e profissionais urbanos; e a mostra temporária “Fé, Engenho e Arte – 3 Franciscos“, que vai até 30 de julho.

Com temáticas e reflexões de conhecimento diversificado, o museu realiza também palestras gratuitas. No dia 29 de julho, por exemplo, haverá uma palestra sobre “A arte de entender a arte nas diversas áreas do conhecimento“. Em 12 de agosto, o assunto será “Estudo de aspectos antropométricos e médicos dos primeiros imperadores do Brasil”. Para participar, é necessário levar 1kg de alimento não perecível. Mais informações sobre as palestras são encontradas no site oficial do museu: museuartesacra.org.br.

O Museu de Arte Sacra dispõe ainda de diversas opções de cursos livres, práticos e in loco, online ou presenciais. “Introdução à conservação e preservação de fotografias”, “Pintura a óleo: lírios em vaso de vidro”, “Iconografia do tarô – os arcanos maiores” e “Percurso Árabe- Normando de Sicília: Patrimônio Unesco da Humanidade” são alguns dos temas dos cursos oferecidos. Eles não são gratuitos e seus valores podem ser consultados no site oficial ou pelos canais de contato do equipamento cultural.

O perfil oficial do Museu de Arte Sacra no Instagram é @museuartesacra.

Visitas

O Museu de Arte Sacra de São Paulo pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 17h. Os valores da entrada de terça a sexta e aos domingos são R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia-entrada); aos sábados, a visita é gratuita. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por meio deste link.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo/@turismoprefsp

Foto de topo: Governo do Estado de São Paulo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/06/museu-de-arte-sacra-de-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile