Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Virada Cultural 2023: saiba tudo sobre o evento!

Divulgação

Com mais de 500 atrações espalhadas por todas as regiões da cidade e apresentações de artistas como Ferrugem, Dilsinho, Anavitória, Tierry, Victor Fernandes, Tássia Reis, Supla, BaianaSystem, Karol Conká e o grupo Pixote, a Virada Cultural do Pertencimento 2023, programada para os dias 27 e 28 de maio, na capital paulista, deve reunir 4 milhões de pessoas e gerar cerca de 1.800 postos de trabalho diretos ou indiretos e retorno de R$400 milhões para o município, a partir de um investimento de aproximadamente R$40 milhões, de acordo com os números divulgados pela prefeitura.

Ainda segundo a gestão municipal, neste ano o modelo descentralizado da edição de 2022 foi ampliado, com três novas arenas, na Capela do Socorro, Parelheiros e Heliópolis, além das apresentações em equipamentos culturais.

A agenda do evento reúne os maiores artistas do cenário cultural nacional e até internacional, trazendo referências do samba ao funk, do pop ao hip hop, passando pelo forró e sertanejo. A programação completa será divulgada no site viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.

Estrutura

Ao todo, são 12 arenas espalhadas por todas as regiões da cidade. São elas: Capela do Socorro (Zona Sul), Brasilândia (Zona Norte), Butantã (Zona Oeste), Campo Limpo (Zona Sul), Cidade Tiradentes (Zona Leste), Heliópolis (Zona Sul), Itaquera (Zona Leste), M’Boi Mirim (Zona Sul), Parada Inglesa (Zona Norte), Parelheiros (Zona Sul), São Miguel Paulista (Zona Leste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro). Ao final deste texto, é possível conferir o endereço de cada uma das arenas.

Além das arenas, a Virada Cultural do Pertencimento 2023 leva sua programação para um total de 49 equipamentos culturais municipais participantes – 4 teatros regionais, além do Theatro Municipal; 15 casas de cultura; 12 centros culturais; 4 museus; 11 bibliotecas; e 2 CEUs.

Programação infantil

Para além da programação de shows, todas as arenas apresentarão no domingo (28) a Viradinha, das 9h às 12h, com atividades e espetáculos voltados para crianças de todas as idades. A programação infantil conta também com Palavra Cantada, no Campo Limpo; Cumbia Cavalera, na Brasilândia; Queen Live Kids, em São Miguel; 16 Toneladas, em Interlagos; Bloquinho Gente Miúda, no M’Boi Mirim; entre outras atrações.

Sesc na Virada

O Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza em 16 unidades na capital paulista uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural 2023, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como Música, Teatro, Circo, Dança, Cinema, Literatura e Artes Visuais. A programação da rede Sesc SP para a Virada deste ano pode ser conferida neste link.

Ellen Oléria, Céu e Otto estão na programação do Sesc SP na Virada (fotos: Uly Nogueiro | Vinicius Angeli | Lavínia Alves)

Segurança

O prefeito Ricardo Nunes apontou que a segurança do público, uma das preocupações mais constantes dos frequentadores da Virada, será garantida por meio de uma parceria com o Governo do Estado e com a contratação de seguranças particulares. “Temos uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar. O trabalho é integrado com eles, a Polícia Civil e nossa Guarda Civil Metropolitana”, explicou o gestor.

Metrô

De acordo com a prefeitura paulistana, na Virada, o funcionamento das estações Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) e São Bento (Linha 1-Azul) do Metrô, no Centro, será de 24 horas para entrada e saída de usuários, e o restante das estações só para saída fora do horário padrão.

Confira os endereços das 12 arenas montadas pela cidade para receber parte da programação da Virada Cultural 2023:

BRASILÂNDIA – INAJAR
Av. Inajar de Souza, 2298 – Limão

BUTANTÃ
Av. Eliseu de Almeida, altura nº 3307 até o nº 3893 – Instituto de Previdência

CAMPO LIMPO
Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30 – Jardim Bom Refúgio

CAPELA DO SOCORRO
Av. Atlântica, 2450 – Jardim Três Marias

CIDADE TIRADENTES
R. Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo

HELIÓPOLIS
PALCO 1: Av. Almirante Delamare, 509 |
PALCO 2: Cel. Silva Castro, 154-206 – Vila Heliópolis

ITAQUERA
Av Nagib Farah Maluf, s/n – Itaquera

M’BOI MIRIM
Av Luiz Gushiken, 50 – Chácara Santana

PARADA INGLESA
Av. Luiz Dumont Villares, altura do nº 1400 – Parada Inglesa

PARELHEIROS
Rua Teresinha do prado de Oliveira, 100 – Jardim Nova Parelheiros

SÃO MIGUEL
Av. Deputado Dr. José Aristodemo Pinotti, 20 – São Miguel Paulista

VALE DO ANHANGABAÚ
Anhangabaú – Centro Histórico de São Paulo

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: Divulgação/Virada Cultural

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/05/virada-cultural-2023/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile