Especializada em street art e cultura urbana e com duas unidades localizadas em meio ao ambiente artístico do Beco do Batman, a Galeria Alma da Rua (@galeriaalmadarua) geralmente conta com exposições bastante interessantes. Abaixo, apresentamos duas em cartaz atualmente e uma que será inaugurada ainda neste mês. Se você é fã de artes gráficas urbanas, a visita é mais que indicada.
‘Dez Anos Depois’, até 30/04, na Galeria Alma da Rua 2
De volta ao Brasil, ‘Dez Anos Depois’, é uma mostra dos artistas Bruno Smoky (@brunosmoky) e Shalak Atack (@shalakattack), que são parte do coletivo Clandestinos (@clandestinosart).
Unidos desde 2010 pelo amor e a arte de rua, o casal conquistou espaço no street art e muralismo na cena internacional. Há uma década, eles se mudaram de São Paulo para o Canadá, terra natal de Shalak.
Misturando a cultura multinacional de ambos, Smoky e Shalak em suas obras – que são grafites bastante coloridos, bem acabados e geralmente ricos em detalhes – exploram temas como natureza, meio ambiente e diversas realidades sociais, com muita criatividade e imaginação.
‘Dez Anos Depois’ está em cartaz na unidade mais nova da Galeria Alma da Rua, que é a Galeria Alma da Rua 2 (Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Beco do Batman/Vila Mariana), e pode ser visitada gratuitamente até 30/04, todos os dias, das 10h às 18h.
‘Esperança’, até 04/05, na Galeria Alma da Rua 1
O artista aulista Elvis Mourão (@elvismourao) é o responsável por uma coleção de imagens icônicas de monstrinhos que divertem e emocionam. Seu trabalho, originalmente de graffiti de rua, vem ganhando novas dimensões no Brasil e afora, sendo escolhido para fazer parte de ações e identidade visual de marcas e eventos, como óculos Ray-Ban (coleção Wayfarer Limited Edition), fachadas de shopping center, festival LollaPalooza (Palco Chevrolet Onix), Venice Beach Walls, Wynwool Walls, Construtora Plano & Plano, Subway e Instituto Gabriel Medina.
Extremamente versátil, Elvis Mourão aproveita oportunidades de apropriação de espaços e cria possibilidades que dão ao artista um relevante destaque no Brasil e no exterior.
Suas obras não se prestam unicamente à decoração. São uma ode aos sentimentos, personificados em criaturinhas maravilhosamente “sedutoras”, que permitem ao público se deixar levar por um turbilhão de emoções implicitamente relacionadas.
Em cartaz até 04/05 na Galeria Alma da Rua 1 (Rua Gonçalo Afonso, 96 – Beco do Batman/Vila Madalena), ‘Esperança’ pode ser visitada gratuitamente todos os dias, das 10h às 18h.
‘Trajetória’, de 15/04 a 18/05, na Galeria Alma da Rua 2
Ao contrário de ‘Dez Anos Depois’ e ‘Esperança’, a exposição ‘Trajetória’, do artista Negast (@_negast_), ainda não está em cartaz.
Nascido em 1984 no extremo da zona sul da cidade de São Paulo, Negast começou a sua relação com as artes visuais em 1997, motivado pela pixação, que tempos depois deu lugar ao universo do grafite e suas diversas possibilidades. Com o passar do tempo, o artista foi desenvolvendo sua técnica autodidata e começou a se dedicar à pintura de telas, mas sem deixar as ruas de lado.
Hoje, Negast se dedica ao desenvolvimento de ilustrações estimulado também por sua formação como designer gráfico. Sua fonte de inspiração para criar suas artes tem como base a população preta e sua estética. Seu olhar está particularmente imerso nas cores, texturas e marcas que fazem parte do universo da juventude preta e periférica do Brasil e do mundo.
Em ‘Trajetória’, Negast nos traz antigas e novas obras, que revelam sua evolução e sua forma de pensar sobre sua negritude.
Com sede na Galeria Alma da Rua 2 (Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Beco do Batman/Vila Mariana), ‘Trajetória’ estreia no próximo dia 15 e fica em cartaz até 18 de maio, podendo ser visitada diariamente, das 10h às 18h, com entrada gratuita.
Galeria Alma da Rua
Criada em 2016, a galeria Alma da Rua é, além de uma galeria expositiva, um espaço cultural gerador e articulador da arte urbana, que fomenta os mais diversos tipos de expressões culturais. A maioria das mostras recebidas pela casa são realizadas com artistas importantes da street art do país, como Binho Ribeiro, EDMX, Enivo, Onesto, Pato, Cris Rodrigues, Mari Pavanelli e Gatuno. “A galeria é democrática”, diz Tito Bertolucci, dono e curador da Alma Da Rua.
Para saber mais sobre a Galeria Alma da Rua, os interessados podem acessar https://galeriaalmadarua.com.br ou seguir @galeriaalmadarua no Instagram.
Foto de topo: @madeira_photo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.