Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Sonata Arctica celebra 25 anos de carreira em show na Audio

Sonata Arctica no palco da Audio (foto: Piero Paglarin)

Em mais um show bem-sucedido produzido pela HonorSounds, no último sábado (18) a banda finlandesa de metal melódico Sonata Arctica subiu ao palco da Audio, uma das melhores casas de shows de São Paulo, para finalmente realizar uma aguardadíssima apresentação na capital paulista. O “finalmente” e o “aguardadíssima” são colocados por conta da história por trás do show: anunciada originalmente em 2019 para acontecer em abril de 2020, esta vinda do grupo ao país passou por 4 adiamentos, indo primeiro para novembro de 2020, depois para setembro de 2021, depois para abril de 2022 e, enfim, para março de 2023. O motivo, nos três primeiros casos foi a pandemia e suas medidas de contenção, e no último, o fato de membros da banda terem testado positivo para Covid-19 poucos dias antes do início da turnê.

Ao longo deste tempo, outra mudança foi o “tema ” do show. Se inicialmente era a divulgação do então novo álbum “Talviyö” (2019), depois mudou para uma comemoração dos 25 anos da banda, com músicas de todas as suas fases no repertório.

Abertura

Mesmo não tendo vendido todos os ingressos até o começo da noite, por volta das 20h a Audio já estava bastante cheia quando o Mestre de Cerimônias convidado, o músico e produtor Marcello Pompeu, vocalista da banda brasileira de thrash metal Korzus, apareceu no palco e anunciou a entrada da banda que foi responsável pela abertura dos trabalhos na ocasião: o Firewing, formada por cinco brasileiros que moram em países diferentes ao redor do mundo. Entre eles, destacam-se o baixista Rafael Lira e o guitarrista Bruno Oliveira.

Firewing (foto: Piero Paglarin)

Com sete anos de existência e ainda não muito conhecida do grande público metaleiro no Brasil, o Firewing deu seu cartão de visitas à plateia entregando um show animado, fazendo uma sonoridade fiel a um heavy metal classificado como melódico e clássico. Foram cerca de 45 minutos de apresentação, que serviram como uma abertura digna para uma banda da dimensão do Sonata Arctica, apesar dos estilos sonoros de ambas as bandas serem nitidamente diferentes.

Sonata Arctica

Era pouco antes das 21h30 quando Marcello Pompeu anunciou e o Sonata Arctica enfim subiu ao palco para acabar com a expectativa que começou em 2019. Tony Kakko (vocal), Elias Viljanen (guitarra), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclado) e Tommy Portimo (bateria) apareceram imponentes e assim se mantiveram durante toda a apresentação.

Sonata Arctica (foto: Piero Paglarin)

“The Wolves Die Young”, “The Last Amazing Grace”, “Storm the Armada” e “Paid In Full” foram as músicas que iniciaram a celebração da carreira da banda. Bastante eloquente, o simpático vocalista Tony Kakko foi o único do grupo que falou com a plateia – e por várias vezes, praticamente em todos os intervalos entre as músicas, conversando e brincando, mostrando que estava à vontade.

O setlist fez jus ao tema da apresentação e realmente foi um passeio comemorativo pela longa discografia do grupo, pois as 15 músicas tocadas eram de dez álbuns, alguns antigos e outros mais recentes. “Silence” (2001), com três músicas, e “Ecliptica” (1999), “Unia” (2007) e “Winterheart’s Guild” (2003), cada um com duas músicas, foram os discos mais lembrados no repertório, que você confere na íntegra ao final deste texto.

O ponto alto da apresentação foi a tríade de sucessos tocada antes da pausa para o bis. Executadas em sequência, “I Have a Right”, a baladinha “Tallulah” e “FullMoon” entusiasmaram – e até emocionaram – o público e o fez cantar junto com Kakko do começo ao fim. Depois, “The Cage” e a animada “Don’t Say A Word” encerraram a chuva de sucessos.

Foto: Piero Paglarin

De todo o repertório, foi notável que a plateia sentiu falta de uma música: “Replica”, cujo nome todos gritaram durante a pausa do show, o que fez com que Kakko prometesse inclui-la no setlist da próxima vez que o grupo vier à cidade.

No fim das contas, dá pra cravar com toda a certeza que os mais de três anos de espera foram recompensados com uma apresentação que atendeu à grande expectativa criada, além de ter feito a Audio virar sede de uma verdadeira celebração à histórica carreira de uma das principais bandas do heavy metal da região europeia que abrange as proximidades da fria Escandinávia. Long live, Sonata Arctica!

Foto: @Leandro_Godoi

Confira a seguir o setlist executado pelo Sonata Arctica em São Paulo no sábado, 18 de março de 2023, na Audio:

The Wolves Die Young
The Last Amazing Grays
Storm the Armada
Paid In Full
Sing In Silence
Kingdom For a Heart
Caleb
Closer to an Animal
Black Sheep
Broken
I Have a Right
Tallulah
FullMoon

Após breve parada:
The Cage
Don’t Say a Word

Foto de topo: Piero Paglarin

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2023/03/sonata-arctica-em-show-na-audio/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile