Exposição imersiva sobre a arte de Banksy está em cartaz em São Paulo
Começou hoje (1), no Shopping Eldorado, na zona oeste da capital paulista, uma exposição imersiva e interativa em homenagem a Banksy, artista de rua britânico mundialmente conhecido que se esconde e preserva sua identidade à medida que passa mensagens contundentes de maneira direta por meio de sua arte.
Depois de grande sucesso na Europa, Austrália e Estados Unidos, a exposição The Art of Banksy: Without Limits chegou a São Paulo, onde estará montada até 30 de abril.
A mostra reúne mais de 150 obras do artista, entre originais certificadas, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de video mapping, feitas especificamente para a ocasião. Alguns de seus trabalhos foram cuidadosamente reproduzidos especialmente para a exposição a partir de sua técnica de estêncil. Um documentário em vídeo oferece aos visitantes informações sobre a vida e a obra do artista, tudo apresentado em um ambiente único.
“The Art of Banksy: Without Limits” promove uma verdadeira imersão do público no universo de Banksy, cuja verdadeira identidade sempre foi – e permanece – uma incógnita. Há quem o considere um grande provocador, enquanto outros o aclamam como um gênio da arte, com obras vendidas por milhões de dólares. Seja como for, ninguém pode negar sua popularidade: em 2010, a revista Time selecionou o artista britânico para integrar sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, ao lado de Barack Obama, Steve Jobs e Lady Gaga.
Uma das mais relevantes exposições sediadas no Brasil, a mostra entrega uma experiência genuinamente impressionante. Muitas das principais obras de Banksy estão expostas – entre elas, “Gangsta Rat”, “Flying Copper”, “Kate Moss”, “Kissing Coppers”, “Monkey Queen”, “Bomb Hugger”, “Game Changer” e as icônicas e celebradíssimas “Flower Thrower” e “Ballon Girl”. As obras aparecem distribuídas em 14 ambientes, incluindo uma sala dedicada à Ucrânia, com suas intervenções mais recentes feitas em uma área bombardeada na guerra contra a Rússia.
Nessa seção, o público pode assistir a um vídeo que mostra o drama dos refugiados ucranianos criado pela VVolunteer, plataforma de ação social e ajuda humanitária que fechou uma parceria com a exposição para arrecadar doações para os refugiados da guerra na Ucrânia. Também há QR Codes espalhados pela sala, para o público que quiser doar e ajudar a causa.
“A mostra foi preparada para que, em vários momentos, as pessoas consigam se sentir inseridas no ambiente de algumas de suas criações, estejam com ele no momento e no local em que sua arte foi gerada” resume Rafael Reisman, produtor executivo da exposição.
Visitação e ingressos
“The Art of Banksy: Without Limits” está no Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3.970 – Pinheiros) até 30/04, podendo ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 11h às 21h. O último horário de entrada é sempre 40 minutos antes do fechamento da exposição. A tolerância para atrasos é de 20 minutos em relação ao horário agendado no ingresso.
Os ingressos estão à venda pelo site da Eventim (www.eventim.com.br/artist/banksy), por valores que variam de R$45,00 a R$170,00, dependendo da visitação (normal ou VIP Experience*), com agendamento de data e horário – no caso da visita normal.
A classificação etária da exposição é livre, porém menores de 12 anos entram apenas acompanhados. Crianças com até 2 anos e 11 meses de idade não pagam ingresso.
*A entrada VIP Experience dá direito a atividade VR (Virtual Reality) e entrada sem filas e sem horário marcado
Frida Kahlo – A Vida de um Ícone
Vale lembrar que, ao mesmo tempo que a exposição sobre a arte de Bansky, a mostra “Frida Kahlo – A Vida de um Ícone”, que aborda a vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), também está aberta para visitação no Shopping Eldorado até abril. Clique aqui para saber mais.
Foto de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.