10 igrejas com arquitetura incrível para visitar em São Paulo
Prestes a completar 469 anos desde a sua fundação, São Paulo é, a cada dia mais, uma das mais importantes e lindas megalópoles do mundo.
E dentre tantas vertentes do comportamento humano que a maior cidade da América Latina traz, não podemos deixar de destacar a grande importância da religiosidade praticada em SP.
São Paulo abriga dezenas de templos e locais sagrados para diversas religiões, como alguns santuários e igrejas católicas erguidas ainda no século 16, quando a cidade foi fundada por jesuítas que se instalaram e saíram a catequizar quem morava na região.
Abordando esse tema, criamos esse artigo especial que traz a descrição de 10 lindas igrejas da cidade, que, além de uma arquitetura incrível, contam histórias lindas. Continue lendo!
Basílica Nossa Senhora do Carmo
A primeira igreja da nossa lista é a basílica Nossa Senhora do Carmo, uma das mais emblemáticas de São Paulo.
Esse santuário foi erguido por um grupo de carmelitas e pelo Frei Antônio em meados de 1594. A igreja levou esse nome porque a Avenida Rangel Pestana, onde fica localizada, se chamava Rua do Carmo no século 16.
O projeto arquitetônico da basílica é de um arquiteto polonês que tinha como especialidade imprimir a arquitetura colonial portuguesa fora da terrinha.
Dentro da igreja os visitantes e fiéis podem encontrar uma grande escada esculpida em granito verdadeiro e um órgão confeccionado na Alemanha que tem mais de 9 mil tubos. Vale a pena fazer uma visita!
Catedral da Sé
Localizada na Praça da Sé, que é o marco zero de São Paulo, a Catedral da Sé é muito mais que apenas um templo católico de beleza estonteante, mas também um patrimônio para os paulistas.
Essa igreja foi fundada em 1954, quando SP completou 400 anos de idade. O seu estilo arquitetônico é neogótico e tem linhas inspiradas em formas naturais da fauna e flora do Brasil.
Além disso, a igreja é o quarto maior templo neogótico do planeta, abrigando também uma cripta onde estão sepultados sacerdotes católicos que comandaram o lugar.
Inclusive, na sua visita à Catedral da Sé você não precisará de ingresso, como o ingresso basílica de São Pedro, que é exigido na atração do Vaticano.
Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento é um ícone histórico, turístico e religioso que expressa bem o que São Paulo representa para os católicos do Brasil.
Fundado há mais de 400 anos, o local é habitado por cerca de 45 monges que vivem para cuidar do santuário e servir à sua crença. Eles foram os responsáveis por hospedar o então Papa Bento 16, quando ele esteve no Brasil em 2007.
Além de participar administrativa e religiosamente das atividades do mosteiro, os monges são responsáveis por produzir deliciosos pratos comercializados no entorno do edifício, em uma loja local.
Vale destacar ainda a linda arquitetura do mosteiro e sua bela decoração, com destaque para o órgão que é utilizado nas missas e os afrescos e murais pintados no seu interior.
Igreja da Ordem Terceira
O quarto lugar da nossa lista é a Igreja da Ordem Terceira, que figura juntamente com o seu Santuário anexo, ambos localizados no Largo de São Francisco, um outro ponto histórico da cidade de São Paulo.
A arquitetura da igreja une os estilos barroco e rococó, abrigando diversas peças históricas e o mesmo modus operandi de séculos atrás, quando foi fundada. No complexo desse templo é possível visitar a faculdade de direito do Largo de São Francisco, que fica no antigo convento que ali existia.
Já o Santuário da Igreja da Ordem Terceira continua funcionando como igreja, realizando missas todos os dias.
Igreja Nossa Senhora da Consolação
Fundada em 1799, há mais de 200 anos atrás, a Igreja Nossa Senhora da Consolação é outro templo católico que figura entre os mais importantes da capital paulista.
Entre 1999 e 2002, quando a Catedral da Sé passava por reformas, esse lugar se tornou o mais importante para o catolicismo de São Paulo, assumindo as funções da catedral.
Localizado também no centro de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora da Consolação encanta os turistas com a sua arquitetura neo-românica e a sua decoração repleta de obras de arte.
Mosteiro da Luz
Se há um lugar em São Paulo que une perfeitamente história, religião e arte, esse lugar é o icônico Mosteiro da Luz, que fica situado na conhecida Avenida Tiradentes.
O mosteiro foi construído em meados de 1600 pelo Frei Galvão e edificado em taipa, material que segura a estrutura até hoje. Inclusive, o santuário é um dos poucos prédios paulistanos feitos em taipa que ainda estão de pé.
Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o mosteiro abriga também o Museu de Arte Sacra de São Paulo, além de ser o local de descanso de religiosos importantes, como o próprio Frei Galvão, seu fundador.
Pateo do Collegio
Marcado historicamente como local base para os jesuítas que fundaram São Paulo, o Pateo do Collegio não é apenas o local de uma igreja histórica, mas de vários prédios de valor inestimável.
Dentre esses locais, podemos apontar a igreja dedicada ao Padre Anchieta, que foi um dos fundadores de SP, e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que reúne peças dos séculos 16, 17, 18 e 19.
Além disso, ali também fica localizado o Café Pateo, um lugar pensado especialmente para os visitantes desse endereço icônico.
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é um bom exemplo de como a religiosidade é importante para as pessoas.
O lugar foi fundado por homens negros, muitos deles ex-escravos ou descendentes de escravros, que queriam se manifestar religiosamente, contrariando algumas pessoas da época que não queriam que isso acontecesse.
Segundo fiéis que frequentam o local, o motivo de existir dessa igreja é passar uma mensagem e servir historicamente à cidade de São Paulo, para além da apresentação da sua impactante arquitetura, que reúne traços dos estilos barroco, neoclássico e renascentista.
Igreja Santo Antônio do Patriarca
O penúltimo item da nossa lista é a importante Igreja Santo Antônio do Patriarca, local que abriga algumas das artes sacras mais importantes de toda a cidade de São Paulo.
Tombada ainda em 1970, essa igreja não deixa de surpreender. Seu interior é repleto de obras de arte, dentre elas algumas que foram descobertas bem recentemente. É o caso de um conjunto de murais descobertos abaixo do seu altar-mor durante uma restauração feita em 2005.
A Igreja Santo Antônio do Patriarca fornece uma visita obrigatória para os amantes das artes que vão à São Paulo, sejam eles católicos ou não.
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte
Por fim, temos a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, outro exemplar de templo católico construído em taipa, tal qual o Mosteiro da Luz, que citamos anteriormente.
Essa igreja foi inaugurada em 1810, mas tem sua fundação datada de 1728, quase 100 anos antes. O seu estilo é o barroco colonial, que ganha ainda mais graça por causa da taipa colocada nas paredes e o telhado de madeira que recobre o templo.
Restaurada em 2009, a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte abriga ainda imagens de Nossa Senhora vindas de Portugal, o que encanta ainda mais os turistas que vão ao local.