Na capital paulista, perto da estação Carandiru, da Linha 1-Azul do Metrô, há um espaço cultural que muita gente ainda não conhece: é a Biblioteca de São Paulo (BSP), cujo acervo conta com cerca de 43 mil títulos, incluindo vários formatos de livros, jogos e até brinquedos.
Inaugurada em 2010 como parte de um projeto de revitalização urbana, a Biblioteca de São Paulo está localizada no Parque da Juventude, na zona norte da capital paulista, no espaço onde funcionava a Casa de Detenção do Carandiru, desativada em 2002.
Com entrada gratuita e programação diversificada, a BSP oferece conteúdo em formatos variados, como livros físicos ou em braile, audiolivros, DVDs, CDs, jogos físicos e digitais (games), brinquedos, além de jornais e revistas. Ocupa uma área de 4.257m² e atende públicos de todas as idades, de crianças a idosos. A biblioteca conta com computadores, rede wireless e terminal de autoatendimento, além de sala de jogos eletrônicos, ludoteca e auditório.
Hoje em dia, a Biblioteca de São Paulo é administrada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e seu espaço fica aberto para visitação gratuita de terça a domingo e também aos feriados, das 9h30 às 18h30. O endereço exato do espaço é Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana. Mais informações sobre a biblioteca, como sua programação cultural e seu acervo, podem ser consultadas em bsp.org.br.
Fontes: Prefeitura de São Paulo e Biblioteca de São Paulo
Foto de topo: Biblioteca de São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.