Falta pouco menos de dois meses para o início de 2023, e com a proximidade do ano, muitas famílias já estão escolhendo escolas para matricularem seus filhos, seja por ser a estreia da criança na Educação Básica ou por algum descontentamento coma escola atual, no caso de crianças mais velhas ou adolescentes.
A escolha da escola é um momento muito importante na vida das famílias, mas também gera muitas dúvidas e incertezas, por isso alguns critérios devem ser analisados minuciosamente para a escolha final.
Segundo Rogéria Sprone, psicopedagoga e diretora pedagógica do Colégio Joseense, de São José dos Campos-SP, a escola é a extensão da casa, e por isso os valores e os princípios devem ser os mesmos. “A escola e a família precisam caminhar juntas. Eu acredito que esse é o primeiro passo para encontrar a escola adequada, os pais devem procurar os colégios que tenham os mesmos ideais e assim construir juntos o desenvolvimento dos filhos”, explica Rogéria.
Outro ponto que a psicopedagoga destaca é a confiança. “É muito importante que a família confie no colégio, pois essa confiança é passada para a criança e o ensino fica mais leve e divertido”.
O método de ensino e o material didático são pontos importantes e também devem ser levados em consideração. A família deve entender como será o processo de aprendizagem do(a) estudante de acordo com sua faixa etária e qual é o sistema de ensino adotado pela escola. “Além desses pontos, os pais devem observar como é a equipe pedagógica. O colégio deve ter profissionais atualizados e com ótima formação acadêmica. Se for importante para a família, veja sobre as aulas extracurriculares e o programa de idiomas”, complementa Rogéria.
Outra dica valiosa é observar também a estrutura e os espaços do Colégio. “A escola deve ter um espaço físico bacana, com áreas abertas e espaços arejados. As crianças precisam fazer atividades ao livre, nesses últimos tempos vimos mais do que nunca o quanto isso é importante para o desenvolvimento, diversão e também para a saúde mental. Procure uma escola com uma infraestrutura moderna, com espaços bem cuidados, além de muita segurança e tradição”, aconselha a diretora pedagógica.
Com tudo isso em mente, visite as escolas, converse com pais e alunos de diferentes instituições e escolha o que for melhor para as necessidades do seu filho.
Foto de topo: depositphotos.com
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.