Escultura em homenagem a Ayrton Senna foi inaugurada no Autódromo de Interlagos

Escultura em homenagem a Ayrton Senna foi inaugurada no Autódromo de Interlagos

Desde a última semana, os fãs de São Paulo, do Brasil e do mundo passaram a contar com um local especial para homenagens ao piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna (1960 – 1994). A escultura “Nosso Senna” foi apresentada no último dia 9, poucos dias antes do GP São Paulo de Fórmula 1, que aconteceu neste fim de semana (12 e 13/11), e está exposta no Setor A, área nobre do Autódromo José Carlos Pace (Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos), mais conhecido como Autódromo de Interlagos. Produzida pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto, a obra tem 3,5 metros de altura, pesa 550 quilos e faz parte das comemorações dos 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil.

Desse modo, o GP Brasil de Fórmula 1 de 2022 foi o primeiro que contou com a estátua já inaugurada e posicionada no Autódromo.

Senna não é só um campeão, mas representa sensibilidade, ética e caráter para todos os brasileiros. E São Paulo, que era a cidade dele, não tinha uma obra em homenagem a esse grande piloto”, disse o prefeito paulistano Ricardo Nunes, no evento de inauguração.

Para garantir que a escultura seja vista para quem passe pelo local, a prefeitura vai derrubar um muro do Autódromo. Os trabalhos devem estar finalizados até o fim do ano. “Além disso, todo o material de divulgação da cidade mostrará a obra como ponto turístico para visitação”, anunciou o prefeito.

Também no dia de inauguração da escultura, a autora Lalalli Senna explicou que a obra foi elaborada em alumínio polido e facetado, de forma que os visitantes, ao contemplarem Senna, vejam a si mesmos refletidos. “O Ayrton era uma figura admirada por muitas pessoas, por ter representado tão bem os aspectos luminosos do Brasil com garra, força e vencendo do jeito certo. A minha ideia é que as pessoas também vejam a si mesmas na imagem dele, como parte desse Brasil luminoso e vencedor, pois ele existe em cada um de nós”, disse a artista e sobrinha do piloto. 

A escultura foi um pedido da mãe do piloto, dona Neyde, para reter a memória e a imagem do filho. “Estamos realizando um sonho. Inicialmente, essa era uma história da família, mas pensamos em dividir esse momento com os paulistas e brasileiros, que amam o Ayrton, disponibilizando a obra para a cidade”, contou a presidente do Instituto Ayrton Senna e irmã do piloto, Viviane Senna. 

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo (texto adaptado)

Foto de topo: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/11/escultura-em-homenagem-a-ayrton-senna/" width="100%" count="off" num="5"]