De acordo com o ranking internacional Bicycle Cities Index, São Paulo é a única cidade brasileira que apresenta as melhores condições para se pedalar em um total de 90 cidades de todo o mundo. No índice, relativo ao ano de 2022 e produzido pela empresa de seguros Luko, a cidade ocupa a 76ª colocação geral. Outras cidades da América do Sul integram a lista: Bogotá (81ª), Cali (82ª) e Medellin (89º), na Colômbia; e Buenos Aires (83ª), na Argentina.
A relação completa com as colocações das 90 cidades integrantes do ranking Bicycle Cities Index pode ser consultada neste site.
Segundo a prefeitura de São Paulo, atualmente a cidade conta com 699,2 quilômetros de extensão em sua malha cicloviária, sendo a maior do país, além de ter 7.192 vagas em 72 bicicletários espalhados pela cidade e 802 vagas em 29 locais com paraciclos, integrados ao sistema de transporte.
Ainda de acordo com a gestão municipal, até o fim deste ano a população paulistana terá mais de 160 quilômetros adicionais para percorrer e, segundo o Plano de Metas da Prefeitura, o objetivo é alcançar 1.000 quilômetros de malha até o término de 2024.
Fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de São Paulo
Foto de topo: mobilize.org
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.