Exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, em cartaz no Sesc Pompeia

Exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, em cartaz no Sesc Pompeia

Desde 15 de fevereiro está em cartaz na Área de Convivência do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia) a exposição “Amazônia – Sebastião Salgado“, que fica aberta para visitação até 31 de julho. Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, esposa do fotógrafo que empresta seu nome à exposição, a mostra traz o resultado de sete anos de imersões fotográficas de Sebastião na Amazônia brasileira, com cerca de 200 imagens.

Após passar por Paris, Roma e Londres, a exposição desembarcou para esta temporada no Brasil. A mostra imersiva é um mergulho no coração da Amazônia e um convite para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema imprescindível para o planeta. “Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta a curadora Lélia.

Feitas por terra, água e ar, as imagens revelam a floresta, os rios, as montanhas e a vida de comunidades indígenas em uma Amazônia que não para de surpreender o público com a cultura e engenhosidade de seus povos, sua cultura, representatividade e sua beleza. 

O conteúdo da exposição

Além das mais de 200 fotografias, a mostra exibe sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados hoje em sua sobrevivência na floresta. “Esta exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende Sebastião Salgado.

A exposição apresenta ainda dois espaços com projeções de fotografias. Um deles mostra paisagens florestais musicadas pelo poema sinfônico “Erosão – Origem do Rio Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959); a outra revela retratos de populações indígenas, com uma composição especial de Rodolfo Stroeter.

Depois da exibição em São Paulo, a exposição segue para o Rio de Janeiro e, na sequência, para outras capitais do país.

Visite o perfil da exposição Amazônia no Instagram (@expoamazoniabr) e fique por dentro das novidades. Para saber mais sobre a rede Sesc SP, acesse www.sescsp.org.br.

Visitação

Para visitar a exposição, o público precisa seguir protocolos de segurança. Para acessar as unidades do Sesc no estado de São Paulo, pessoas com mais 5 anos de idade devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de um documento com foto. Crianças de 5 a 11 anos podem apresentar comprovação de apenas uma dose da vacina, mas quem tiver mais de 12 anos precisa evidenciar duas doses ou dose única do imunizante. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e o uso da máscara, cobrindo nariz e boca, continua obrigatório durante toda a permanência em qualquer unidade Sesc.

SERVIÇO

Exposição “Amazônia” no Sesc Pompeia

Período: até 31/07/22
Local: Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia)
Visitação: terça a sábado, das 10h30 às 21h (com entrada até 19h30); domingos e feriados, das 10h30 às 18h (com entrada até 16h30)
Entrada: gratuita (sujeita a lotação)
Classificação etária: livre para todas as idades

Foto de topo: Sebastião Salgado

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/03/exposicao-amazonia-de-sebastiao-salgado/" width="100%" count="off" num="5"]