Exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, em cartaz no Sesc Pompeia
Desde 15 de fevereiro está em cartaz na Área de Convivência do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia) a exposição “Amazônia – Sebastião Salgado“, que fica aberta para visitação até 31 de julho. Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, esposa do fotógrafo que empresta seu nome à exposição, a mostra traz o resultado de sete anos de imersões fotográficas de Sebastião na Amazônia brasileira, com cerca de 200 imagens.
Após passar por Paris, Roma e Londres, a exposição desembarcou para esta temporada no Brasil. A mostra imersiva é um mergulho no coração da Amazônia e um convite para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema imprescindível para o planeta. “Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta a curadora Lélia.
Feitas por terra, água e ar, as imagens revelam a floresta, os rios, as montanhas e a vida de comunidades indígenas em uma Amazônia que não para de surpreender o público com a cultura e engenhosidade de seus povos, sua cultura, representatividade e sua beleza.
O conteúdo da exposição
Além das mais de 200 fotografias, a mostra exibe sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados hoje em sua sobrevivência na floresta. “Esta exposição tem o objetivo de alimentar o debate sobre o futuro da floresta amazônica. É algo que deve ser feito com a participação de todos no planeta, junto com as organizações indígenas”, defende Sebastião Salgado.
A exposição apresenta ainda dois espaços com projeções de fotografias. Um deles mostra paisagens florestais musicadas pelo poema sinfônico “Erosão – Origem do Rio Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959); a outra revela retratos de populações indígenas, com uma composição especial de Rodolfo Stroeter.
Depois da exibição em São Paulo, a exposição segue para o Rio de Janeiro e, na sequência, para outras capitais do país.
Visite o perfil da exposição Amazônia no Instagram (@expoamazoniabr) e fique por dentro das novidades. Para saber mais sobre a rede Sesc SP, acesse www.sescsp.org.br.
Visitação
Para visitar a exposição, o público precisa seguir protocolos de segurança. Para acessar as unidades do Sesc no estado de São Paulo, pessoas com mais 5 anos de idade devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de um documento com foto. Crianças de 5 a 11 anos podem apresentar comprovação de apenas uma dose da vacina, mas quem tiver mais de 12 anos precisa evidenciar duas doses ou dose única do imunizante. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e o uso da máscara, cobrindo nariz e boca, continua obrigatório durante toda a permanência em qualquer unidade Sesc.
SERVIÇO
Exposição “Amazônia” no Sesc Pompeia
Período: até 31/07/22
Local: Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia)
Visitação: terça a sábado, das 10h30 às 21h (com entrada até 19h30); domingos e feriados, das 10h30 às 18h (com entrada até 16h30)
Entrada: gratuita (sujeita a lotação)
Classificação etária: livre para todas as idades
Foto de topo: Sebastião Salgado
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.