Com o sucesso do skate brasileiro nas últimas olimpíadas e outros esportes outdoor individuais crescendo cada vez mais em número de praticantes no país, muita gente procura lugares ideais para treinar ou praticar a modalidade que mais gosta.
Ainda não é de conhecimento da maioria dos paulistanos, mas a cidade de São Paulo possui um parque voltado quase que totalmente para a prática de esportes considerados radicais: o Centro de Esportes Radicais.
Fundado em 2016 e sob a gestão da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da capital paulista, o Centro de Esportes Radicais de São Paulo fica no Bom Retiro, ao lado do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi e da Marginal Tietê. Com aproximadamente 38.500 m², o local possui ciclovia, pista de caminhada, uma Mini Ramp, pista para iniciantes; e a Pump track, um circuito com início, meio, mas nunca um fim, onde o praticante anda “bombeando”, sem impulsionar, apenas ganhando velocidade na medida em que passa pelos obstáculos.
Como o objetivo do Centro de Esportes Radicais é promover a prática esportiva de forma gratuita para todas as pessoas, a pista pump track foi divida em três níveis: para iniciantes, voltado para pessoas que nunca tiveram contato; a intermediária, destinada a quem já tem certa familiaridade; e a avançada, para os praticantes mais experientes.
Além das pistas, há um espaço dedicado ao Parkour (esporte de obstáculos onde se usa apenas o movimento do corpo com o objetivo explorar o ambiente, utilizando técnicas de corrida, salto, equilíbrio e escalada).
O Centro de Esportes de São Paulo conta ainda com uma academia ao ar livre para a terceira idade; ginásio de sumô; área de convivência para piqueniques e pausas para o lanche; praça para eventos variados, estação de ginástica especifica para alongamentos e um playground para crianças de até 12 anos.
O espaço está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, n° 5.700, e funciona nos sete dias da semana, das 8h às 22h. A entrada e o uso dos equipamentos são gratuitos.
É importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade incentiva os frequentadores a utilizarem os equipamentos de proteção adequados para a prática dos esportes.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Foto de topo: Cesar Ogata (Secom/Divulgação)
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.