Ayrton Senna ganha exposição completa em sua homenagem
Um dos maiores esportistas de todos os tempos, o piloto brasileiro Ayrton Senna (1960 – 1994) ganhou uma exposição em sua homenagem no Shopping VillaLobos (Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 – Jd. Universidade Pinheiros), na zona oeste da capital paulista. Chamada “Eu, Ayrton Senna da Silva“, a exposição é um passeio completo pela trajetória do piloto.
Durante o percurso expositivo, os fãs podem conhecer detalhes da vida e carreira de Ayrton Senna, desde sua infância, passando pelas primeiras vitórias no kart, até os tempos de glórias, com o tricampeonato mundial na Fórmula 1, conquistado em 1988, 1990 e 1991. Deixando a viagem no tempo ainda mais completa, os visitantes ouvem a narração em primeira pessoa do próprio Ayrton, gerada por inteligência artificial.
A exposição “Eu, Ayrton Senna da Silva” está dividida em 10 temas diferentes e complementares:
1. Esta é a minha história – A abertura da exposição busca fazer uma inversão de narrativa, trazendo um vídeo com imagens de como o público conhece Ayrton e, em seguida, o piloto assume a condução da história.
2. Aqui Eu Sou o Beco: Memórias de Infância – Espaço que traz as memórias de Ayrton de sua infância por meio de fotos e áudios da família. Além disso, a sua fé inabalável em Deus.
3. Paixão pela Velocidade e Outros Hobbies – Dividida em quatro áreas, esta sala exibe, em imagens e áudios, a vida de Ayrton fora das pistas, mostrando um pouco de suas paixões, objetos pessoais, hobbies e outros gostos: a sua paixão pela velocidade; a sua relação com esportes e a natureza, além do que preferia ouvir e comer.
4. Sala do Kart: Oficina do Ayrton – Lembramos, por meio de imagens e áudios, a habilidade de Ayrton com a mecânica e seu histórico no kart. Seu hábito de desmontar o kart levou seu pai a construir uma oficina em sua casa. Nesse espaço há ainda um jogo de mecânica de kart utilizando tecnologia Kinect, além de objetos pessoais de Ayrton.
5. Inglaterra – Momento da Escolha – Esta etapa é dividida em três ambientes. Aqui é retratada a fase de Ayrton quando ele foi para Inglaterra e disputou a FF1600; depois de um período ele decide retornar para o Brasil para trabalhar com o pai e volta à Inglaterra, onde conquistou ainda triunfos na FF2000 e F3, até chegar nos testes para a Fórmula 1.
6. Por Dentro da Minha Mente – Uma das principais características de Ayrton era o seu poder de concentração. Mas, por dentro da sua mente, uma série de conflitos e pensamentos positivos influenciava sua pilotagem. Aqui o visitante mergulha numa sala sonora onde pode participar destes pensamentos.
7. Rei da Chuva – Este espaço traz uma experiência cenográfica, que inclui uma projeção que dá a sensação de chuva, remetendo à fama de Ayrton ser o melhor piloto do mundo em pistas molhadas.
8. Vencer é Possível – Principal atração da exposição, esta sala traz uma projeção imersiva com alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1. Com uma mensagem motivacional, a ideia é mostrar como o piloto brasileiro inspira as pessoas a vencerem.
9. Senna me Inspira – Como desdobramento da sala anterior, são exibidos vídeos e fotos de como as pessoas de diferentes partes do mundo inspiram-se em Ayrton, como ele deixou um legado que pode ser percebido em vários locais do globo.
10. Muito pela Frente – Na última fase da exposição, os visitantes podem ver obras de arte inspiradas em Ayrton, além de uma holografia da construção da escultura de Paula Senna.
A exposição está disponível para visitação no Shopping VillaLobos até 15/11, de terça a sexta-feira, das 12h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados previamente, mediante agendamento, pela plataforma Sympla (neste link). O tempo de visitação é de 20 minutos.
Redes Sociais
Os visitantes que compartilharem registros da visita à exposição nas redes sociais – desde que sem finalidades comerciais – podem usar as hashtags #MundoSenna e #SennanoVilla.
Medidas contra a Covid-19
O uso de máscara é obrigatório para qualquer pessoa que entre na exposição e ela deve ser mantida no rosto, cobrindo integralmente nariz e boca. É necessário também manter o distanciamento recomendado.
Imagem de topo: Divulgação
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.