Durante o inverno, a baixa umidade do ar, a temperatura mais fria, a maior concentração de poluentes e as mudanças bruscas no clima são fatores que favorecem a proliferação de doenças do trato respiratório. É neste período que aumentam as chances de aparecer as gripes e os resfriados, além de doenças crônicas como asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite.
Segundo a Dra. Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista formada pela Universidade de São Paulo (USP), os cuidados com a saúde devem ser redobrados nessas estações e, ao aparecimento de qualquer sintoma como tosse, obstrução nasal, febre, coriza, expectoração e mal-estar, um médico otorrinolaringologista deve ser procurado. É importante ressaltar que jamais se deve fazer uso da automedicação, que pode mascarar os sintomas e prejudicar o diagnóstico e o tratamento.
A gripe é a protagonista das doenças dessa época, e a maioria das pessoas não conhece a diferença entre ela e o resfriado.
A gripe é causada pelo vírus influenza e têm sintomas mais fortes, como febre alta, tosse, coriza, dor no corpo, dor de cabeça e fraqueza. Segundo a médica, diante de sintomas de gripe, não tem jeito, é preciso abrir mão das atividades que gastem muita energia e descansar na medida do possível. O corpo precisa focar na recuperação.
Também causado por vírus, o resfriado é mais brando e geralmente provoca tosse, coriza, obstrução nasal, dor de garganta e, às vezes, febre baixa.
Para evitar que uma das duas doenças – e também outras parecidas – apareçam nesta época do ano, a Dra. Tanit faz algumas recomendações simples:
- Hidratação: é importante beber bastante água. A hidratação ameniza os sintomas e prepara o corpo para a batalha contra o vírus.
- Higienização frequente: é aconselhável também lavar o nariz, rosto e mãos frequentemente com água e sabão (álcool gel só ajuda para as mãos).
- Alimentação saudável: o consumo de frutas típicas da estação, verduras e legumes ajuda a manter o metabolismo funcionando corretamente e repõe as vitaminas necessárias para manter a imunidade.
- Exercícios físicos: durante a pratica de exercícios físicos, o organismo produz substâncias que aumentam a disposição e o bem-estar.
- Locais abertos e arejados: recomenda-se evitar ficar muito tempo em locais fechados e aglomerações, para não se expor a maior possibilidade de vírus. Mesmo em dias mais frios, deixar as janelas abertas para uma boa ventilação do ambiente é uma boa pedida.
- Higienização de ambientes: procure higienizar os ambientes com frequência (usando aspirador de pó e um pano úmido), para que não se crie ambientes propícios aos agentes infecciosos.
- Uso de máscara: sim, ela também protege contra a gripe e resfriados.
É fundamental salientar também que o Brasil possui vacina contra a gripe disponível para toda a população. Para saber mais, procure informações nos sites dos órgãos federal, estadual ou municipal responsáveis.
Fonte: Banco de Notícias
Foto de topo: imagem ilustrativa
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.