Às vezes não precisamos saber só onde fica “as melhores bibliotecas da cidade”, mas de lugares legais que além de livros, podemos encostar e relaxar a mente para a leitura. Por isso, selecionamos alguns lugares que todo amante de livros precisa conhecer em São Paulo:
#01 Casa Guilherme de Almeida
Fundado em 1979, a Casa Guilherme de Almeida é um museu biográfico-literário, que está instalado na residência onde Guilherme de Almeida viveu, conhecida como Casa da Colina, situada no bairro do Pacaembu. A casa possui um grande acervo, em que se destaca sua ampla e diversificada biblioteca, bem como uma significativa coleção de obras de arte de grandes expoentes do modernismo brasileiro como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret, muitas das quais oferecidas ao poeta pelos próprios autores. Saiba mais aqui.
#02 Instituto Goethe
O Goethe-Institut é uma instituição alemã sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar, em especial em países não falantes do idioma alemão, a língua alemã e promover o intercâmbio cultural internacional. Por meio de programas culturais e educacionais promove o diálogo intercultural, o instituto a participação cultural e a mobilidade global. Saiba mais aqui.
#03 SESC Pompéia
O Sesc Pompeia é um centro de cultura e lazer localizado no bairro Vila Pompéia, que reúne teatros, quadras poliesportivas, piscinas, lanchonetes, restaurantes, espaços de exposições, choperia, oficinas, área de leitura e internet livre, entre outros serviços. Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi, em 1977. Saiba mais aqui.
#04 Biblioteca Mário de Andrade
Detentora do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país, foi a primeira e é a principal biblioteca pública da cidade, em homenagem a um dos maiores nomes da literatura nacional. Fundada em 1925, a partir do acervo da Câmara Municipal, consolidou-se ao longo de sua história como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Saiba mais aqui.
#05 Reserva Cultural
A Reserva Cultural conta com um restaurante, uma lanchonete, salas de cinema e uma livraria. Localizada embaixo do prédio da Gazeta, o cinema possui uma programação voltada ao melhor do circuito alternativo, vale também visitar o espaço pela livraria e café, que são um charme. Saiba mais aqui.
#06 CCSP
O Centro Cultural São Paulo é considerado um dos principais espaços culturais da cidade e uma das primeiras instituições de São Paulo a ser considerada “centro cultural” na acepção plena da palavra. Foi inaugurado em 1982 e possui quatro pavimentos e diversas bibliotecas, musicoteca e ainda uma gibiteca. Saiba mais aqui.
#07 Livraria Cultura
Localizada no Conjunto Nacional, desde 1969, é a maior livraria do país, com mais de quatro mil metros quadrados, distribuídos em três pisos e conta com um acervo com cerca de 150 mil títulos. Na livraria também está localizado o Teatro Eva Herz em homenagem à fundadora da livraria que teve sua primeira loja na Rua Augusta, antes de ir para a Avenida Paulista. Saiba mais aqui.
#08 Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um casarão no estilo clássico francês, localizado na Avenida Paulista. É dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia. É um dos edifícios remanescentes da época característica da ocupação inicial de uma das principais vias da cidade. Saiba mais aqui.
#09 Casa Mário de Andrade
A Casa Mário de Andrade é um imóvel na cidade de São Paulo onde viveu um dos principais escritores e intelectuais do Modernismo e da Semana da Arte Moderna no Brasil, em 1922, Mário de Andrade. Atualmente funciona como a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, cuja programação é voltada para o teatro e literatura. Desde 2015, a casa se tornou um museu onde são expostos seus óculos, cartas inéditas, sua pasta de couro e outros itens característicos de Mário de Andrade. Saiba mais aqui.
#10 Centro Universitário Maria Antônia
O Maria Antonia, como é conhecido, ocupa a antiga sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, juntamente com o Teatro da USP, em um conjunto de edifícios considerado patrimônio histórico da cidade e promove exposições de arte moderna e contemporânea, cursos na área de humanidades, seminários, debates e outros eventos, com destaque para o diálogo entre as diversas linguagens artísticas. Saiba mais aqui.
Fonte: BuzzFeed