O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou hoje (16) o lançamento de um site específico sobre a ButanVac, a primeira vacina do Brasil contra a Covid-19 que não vai depender de insumos de outros países. O site traz informações sobre a nova vacina do instituto contra o coronavírus e um espaço para pré-cadastro de voluntários interessados em participar dos testes – que devem começar em breve. O site é o butanvac.butantan.gov.br.
A ButanVac
A ButanVac será fabricada totalmente no Brasil com custos mais baixos em relação a outras vacinas, pois não depende de insumo importado. Ela é produzida a partir da técnica de vírus inativado, uma das mais seguras do mundo, e usa a tecnologia de inoculação do vírus em ovos embrionados, a mesma da vacina da gripe.
Testes em humanos
Os ensaios clínicos que vão comprovar a segurança e eficiência da ButanVac já foram autorizados e os testes em humanos serão iniciados possivelmente nas próximas semanas.
Toda a gestão tecnológica do estudo clínico será feita por meio da Tainá, a plataforma de soluções tecnológicas do Instituto Butantan. Os dados dos participantes serão anonimizados e as informações pessoais serão todas confidenciais.
Para se cadastrarem como candidatos a voluntários e receberem informações sobre o início do estudo clínico, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado por este link.
Os dados cadastrados serão encaminhados aos centros de pesquisa que farão os ensaios clínicos. O candidato a voluntário, por sua vez, será avisado por e-mail quando as inscrições abrirem, quais são os centros de pesquisa participantes e o que precisa fazer para se inscrever de fato como voluntário.
Como praxe, os ensaios clínicos não são conduzidos pelo Instituto Butantan, mas por instituições parceiras. Segundo o instituto, essa é uma medida que garante a idoneidade e a confiabilidade dos resultados. O Butantan ainda destaca que não recruta voluntários para ensaios clínicos de nenhuma de suas vacinas.
Mais informações sobre a ButanVac e o processo de funcionamento dos testes em humanos podem ser conferidas no site lançado (butanvac.butantan.gov.br).
Fonte: Instituto Butantan
Foto de topo: Instituto Butantan
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.