Estádio do Pacaembu completa hoje 81 anos de existência
Hoje (27), um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo está fazendo aniversário! O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu), mais conhecido como Estádio do Pacaembu, completa nesta data 81 anos de existência.
Localizado na emblemática Praça Charles Miller, o Estádio do Pacaembu já foi palco de jogos de futebol marcantes para os torcedores paulistanos e também sediou outros eventos, além de abrigar em sua estrutura o Museu do Futebol.
Mas você conhece mais detalhes sobre o estádio?
Inaugurado em 27 de abril de 1940 pelo então presidente Getúlio Vargas, o Estádio do Pacaembu é um patrimônio histórico da cidade de São Paulo que está localizado no bairro de mesmo nome e passou a se chamar Paulo Machado de Carvalho na década de 1960, em homenagem ao chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 1958.
Ao longo de sua história, o estádio já recebeu (e ainda recebe) partidas de futebol de competições nacionais e internacionais, como os Campeonatos Paulista, Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América. Desde 2008, o estádio empresta sua estrutura também como sede para o Museu do Futebol, um espaço cultural que preserva e divulga, de forma moderna e interativa, a história do esporte mais popular do país.
Com mais de 75.000m² de área, além do campo de futebol, o Pacaembu oferece um ginásio poliesportivo, uma piscina olímpica, ginásio e quadra externa de tênis, uma quadra para futsal e vôlei, pista de atletismo, salas de ginástica, pistas de corrida, posto médico e um salão nobre para a realização de eventos e cerimônias.
Em meados de 2017, o número semanal de pessoas que frequentava o complexo variava de 4 a 5 mil – quantidade correspondente não só às pessoas que na época frequentavam assiduamente o estádio para a prática de esportes, mas também às que íam apenas para caminhar ou ler um livro.
E você, tem alguma história marcante com o Estádio do Pacaembu? Conta pra gente nos comentários!
Texto elaborado com informações da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Foto de topo: Dário Oliveira/Folhapress