Eleições 2020: veja um resumo dos resultados de São Paulo – SP
As eleições municipais para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores assumirem seus mandatos no período de 2021 a 2024 aconteceram ontem (15) em todo o país. Vamos fazer um breve apanhado do que ficou definido para a cidade de São Paulo após a totalização da contagem dos votos.
Prefeitura
Conforme era esperado, haverá 2º turno na eleição para o próximo Prefeito da capital paulista. No resultado final do 1º turno, o candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), teve cerca de 32% dos votos válidos, contra pouco mais de 20% de Guilherme Boulos (PSOL). Ambos conquistaram o direito de ir ao 2º turno, cuja votação acontece em 29/11 (domingo). Márcio França (13%), Celso Russomano (10,5%), Arthur do Val Mamãe Falei (9%) e Jilmar Tatto (8%) são os outros candidatos que obtiveram mais de 2% dos votos, sendo que sete candidatos não alcançaram esta marca. 29,9% dos eleitores do município não foram votar.
Debate e programas de governo dos elegíveis
No próximo dia 19 (quinta-feira), Bruno Covas e Guilherme Boulos devem participar de um debate promovido e exibido pela TV Band a partir das 22h30. É uma ótima oportunidade para os eleitores indecisos analisarem melhor os candidatos.
Além do debate, outra forma de saber mais sobres os candidatos participantes do 2º turno em São Paulo é avaliando seus programas de governo para a cidade. Para ter acesso na íntegra ao programa de governo de Bruno Covas, acesse este link. Para conferir o programa de governo de Guilherme Boulos também na íntegra, clique aqui.
Vereadores
Nessas eleições, a cidade de São Paulo elegeu 55* vereadores para o período de 2021 a 2024. O PSDB e o PT são os partidos que mais elegeram representantes, com 8 candidatos eleitos cada. DEM e PSOL elegeram 6 cada um e os Republicanos elegeram 4. Outros doze partidos dividem o restante das vagas com de 1 a 3 eleitos cada.
Segundo o portal UOL, Eduardo Suplicy (PT) foi o candidato a vereador eleito com o maior número de votos na cidade, contabilizando 3,28%, seguido por Milton Leite (DEM), com 2,59%, e Delegado Palumbo (MDB), com 2,31%. Os outros eleitos, individualmente, não chegaram a atingir 2% dos votos.
*os candidatos ainda estão sujeitos a suspensões de suas eleições
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.