Machado de Assis ganha exposição temporária em sua homenagem
Um dos maiores escritores brasileiros e até hoje estudado e cultuado por amantes da literatura nacional, Machado de Assis (1839 – 1908) está com uma exposição em sua homenagem até 12 de dezembro, no Farol Santander.
A exposição Machado de Assims mostra, em cada elemento apresentado, as múltiplas faces de um dos principais escritores brasileiros. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra contempla passagens da vida e obra de Machado de Assis, desde o menino órfão que vendia doces na infância, até se tornar um dos maiores nomes da literatura nacional, passando pelo envolvimento com questões sociais como a abolição da escravatura.
Durante todo o trajeto da exposição, o público encontra livros de Machado de Assis, de diversas edições, épocas e tradução em diferentes idiomas, como inglês, francês e italiano, que representam fases distintas da trajetória machadiana, da juventude romântica à maturidade realista, incluindo poemas, crônicas e peças de teatro, além dos romances e contos mais consagrados.
“A proposta passa por explorar aspectos pouco conhecidos da figura de Machado de Assis. Então mostrar um personagem gigante por lados inusitados, daí o título: trocar o sobrenome Assis por “Assims”, ou seja, de outros jeitos ou modos de ver. Como se fossem outros Machados, o menino vendedor, o enxadrista, o abolicionista, seus múltiplos pseudônimos e alter egos, sua saúde e os lugares por onde andou, por exemplo” afirma o curador.
Entre os destaques da exposição, estão edições raras dos livros “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dez Contos”, ilustradas por dois dos maiores artistas visuais brasileiros do século XX, Cândido Portinari e Antônio Henrique Amaral. No exemplar de Portinari, por uma combinação de animações e realidade aumentada, personagens da obra ganham vida, como o verme a quem o “defunto autor” Brás Cubas dedica suas memórias. Já na edição com ilustrações de Henrique Amaral, projeções dão movimentos às gravuras que retratam cenas e cenários dos contos, interpretados pelo olhar lírico do artista.
Sempre relevante nas exposições do Farol Santander, as experiências imersivas também farão parte de Machado de Assims. Duas grandes imagens do escritor, baseadas em retratos históricos, como a clássica fotografia feita por Marc Ferrez em 1890, serão animadas com inteligência artificial. Inspiradas no conto “A Cartomante”, as animações mostrarão o Bruxo do Cosme Velho falando palavras que um dia ele escreveu, dando aos visitantes pílulas de sabedoria machadiana.
Em outro jogo interativo, o público poderá brincar de correlacionar trechos dos livros com cartões-postais do Rio de Janeiro, lugar onde Machado de Assis nasceu e de onde quase nunca saiu.
A exposição também terá imagens raras de autor, uma delas, destaca a atuação dele junto ao processo abolicionista do Brasil, como testemunha ativa desse marco da história nacional. Na imagem capturada em uma missa campal realizada em 17 de maio de 1888, no Rio de Janeiro, Machado aparece ao lado da Princesa Isabel. A ocasião celebrava a abolição dos escravos no país.
Serviço
Quando?
Até 12/12, de terça a domingo, das 9h às 20h.
Onde?
Hall de Entrada do Farol Santander (Rua João Brícola, 24 - Centro), próximo ao metrô São Bento (Linha 1 - Azul)
Quanto Custa?
R$ 25,00 (entrada cheia) e R$ 12,50 (meia-entrada). Clique em "Acesse o site" para comprar seu ingresso.
Classificação:
Livre
Mais Informações:
Crianças de até 2 anos e 11 meses de idade não pagam entrada.