Ícone do site Sobreviva em São Paulo

Festival Sonora Soma aborda e enaltece o papel da mulher na arte

Lurde da Luz é uma das atrações do festival (foto: Van Campos)

Um festival feito por mulheres, que visa enaltecer a necessidade do protagonismo feminino em cima e atrás dos palcos. Este é o Sonora Soma, que chega à sua 3ª edição paulista em 2018. Entre os dias 16 e 19 de agosto, o evento gratuito ocupará cinco casas de São Paulo — VOID, Casa do Baixo Augusta, Red Bull Station, Mundo Pensante e LAB Mundo Pensante e Estúdio Bixiga — com apresentações, showcases, oficinas e bate papos que irão fomentar a discussão sobre o papel da mulher na indústria artística.

Neste ano, o festival que antes levava o nome de Sonora São Paulo, se transformou em Sonora Soma – pela vontade de agregar, adicionar, somar. Pensando em ultrapassar os limites do universo musical e abrir espaço para outras linguagens artísticas, o evento irá propor vivências que abordam o que é ser mulher e artista no momento atual da nossa sociedade.

Dando continuidade à sua expansão, esta edição do Sonora marca a primeira vez em que o festival paulista apresenta artistas internacionais no line-up. Estão confirmadas a uruguaia Alfonsina, que abre o festival – seguida da brasileira Érika Alves – apresentando o delicado pop experimental do seu mais recente disco “Pactos” (2017), e a dupla argentina Bienvenidos a la Computadora, que mistura latinidades, em uma apresentação conjunta à brasileira Yzalu.

Comandando os nomes nacionais da edição está Linn da Quebrada. A artista multimídia mostra toda a força após “Pajubá” (2017), seu 1º disco, que teve a direção musical de BadSista, com quem divide o palco no Sonora Soma no projeto intitulado Trava Línguas. Outro nome que traz peso à programação é Lurdez da Luz, uma das vozes pioneiras do hip-hop no Brasil, que se apresenta com a MC Tha.

Ainda tocam Mulheres Livres, Héloa e Mulamba em colaboração com Verónica Valenttino. Além dos shows, o Sonora apresenta 20 showcases de grupos com mulheres na formação, selecionados a partir de mais de 150 inscritos (veja a programação completa mais abaixo).

Nos debates e vivências que abrangem diversos temas sobre a participação feminina na arte, estão figuras importantes da indústria nacional, como Carol Navarro (Supercombo), Juliana Strassacapa (Francisco El Hombre), Irina Bertolucci (Garotas Suecas), Ekena, Marimoon e Rita Wainer. Todas as atividades do Sonora Soma são gratuitas.

A Cabify é o transporte oficial do evento, oferecendo conforto e qualidade para o transporte de quem for curtir a produção artística feminina apresentada no festival, realizado 100% por mulheres. A plataforma de mobilidade oferece desconto de 40% em até duas corridas para viagens com destino ou origem nos endereços dos locais onde acontecem o evento: VOID General Store (Rua Martim Carrasco, 56 – Pinheiros), Casa do Baixo Augusta (Rua Rêgo Freitas, 553 – República), Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 – Bela Vista), LAB Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista) e Estúdio Bixiga (Rua Treze de Maio, 825 – Bela Vista). Para ter acesso ao desconto (máximo de R$ 10,00 em cada corrida), os usuários devem inserir o código SONORASOMA na aba de “promoções” do app da Cabify – disponível para download em Android e iOS. A promoção é válida em toda área de atuação da Cabify em São Paulo e inválida para contas corporativas.

Conheça mais sobre o Sonora visitando o site oficial do festival e confira abaixo a programação completa desta edição do Sonora Soma:

16 de agosto (quinta-feira):

Local: VOID General Store (Rua Martim Carrasco, 56 – Pinheiros)

19h – Sessão Curta Mulheres – curadoria Hysteria
Exibições:
• FotogrÁFRICA – Dir. Tila Chitunda
• A Boneca e o Silêncio – Dir. Carol Rodrigues
• Rainha – Dir. Sabrina Fidalgo

20h30 – DJ set Garotas no Poder

21h – SHOW: Alfonsina

22h30 – LIVE: Érica Alves

21h – SHOW: Alfonsina

22h30 – LIVE: Érica Alves

17 de agosto (sexta-feira):

Local: Casa do Baixo Augusta (Rua Rêgo Freitas, 553 – República)

17h30 – OFICINA: Samba com Dessa Brandão e Carla Nascimento

19h30 às 20h45 – BATE-PAPO: Mulher na Música: Sob Diversas Perspectivas. Participantes: Laura Dias, Alice Guél, Sandra Coutinho e Barbara Amorim. Mediadora: Livia Lima (Nós Mulheres da Periferia)

21h – DJ set Feminine Hi-Fi

23h – SHOW: Lurdez da Luz convida MC Tha

18 de agosto (sábado):

Local: Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 – Centro)

11h – 13h (Local: Porão) – OFICINA: Luthieria com Ana Oliveira

11h30 – 13h (Local: Galeria) – BATE-PAPO: O Mercado dos Musicais: um universo à parte. Participantes: Myra Ruiz e Renata Alvim. Mediadora: Rachel Ripani

12h – 17h (Local: Auditório) SHOWCASES:
Gabi Gonzalez
Lenna Bahule
Caru Bonifácio
Moara
Gavi
Mulheres de Buço
Sistah Chilli
Alice Guél
The Wax
The Smell Of Dust

10h – 17h (Local: Auditório) – VIVÊNCIA: Técnica de Som com Adriana Viana

13h30 – 15h (Local: Galeria) | BATE-PAPO:Plataformas de Streaming e Autogestão: Como artistas usam as plataformas ao seu favor. Participantes: Geo, Yasmim Muller (Tidal), Ligia Lima (YouTube), Iasmine Amazonas (One RPM). Mediadora: Flora Miguel

14h – 16h (Local: Porão) | OFICINA: Como viver da música. Participantes: Bia Rizzini (Rosa Flamingo) e Raissa Fumagalli (Lab Fantasma)

15h30 – 17h (Local: Galeria) | BATE-PAPO: Mulheres à frente: o protagonismo feminino. Participantes: Dra. Mara Natacci, Carolina Albuquerque (Hysteria), Vania Pajares, Bartira Menezes, Rita Wainer. Mediadora: Fabiana Batistela

17h30 – 19h (Local: Galeria) | BATE-PAPO: Desconstruindo a Musa: que padrão é esse? Participantes: Ekena, Bia Ferreira, Alzira E. e Mari Moon

19h – 21h (Local: Auditório) | SHOW: Yzalu + Bienvenidos a la Computadora

19 de agosto (domingo):

Local: LAB Mundo Pensante – Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista

10h – 13h (sala 1 e 2) – VIVÊNCIA: Girls Rock Camp com Flavia Biggs

13h30 – 15h (sala 2) – OFICINA: Jornalismo musical com Alessandra Bras

14h – 15h30 (sala 1) – OFICINA: Spotify como Parceira com Carol Azulguir

15h – 17h (sala 3) – OFICINA: Lambe com a Peita com Karina Gallon (Puta Peita)

14h – 14h20 (salão) | FALA: Verónica Valenttino (Veronica Decide Morrer/ As Travestidas)

14h30 – 15h50 (salão) BATE-PAPO: Sou  Mulher em uma banda de homens. Participantes: Irina Bertolucci (Garotas Suecas), Fernanda Kostchak (Vanguart), Adriano Cintra e Carol Navarro (Supercombo). Mediadora: Ju Strassacapa (Francisco El Hombre)

16h – 16h20 (salão) | FALA: Mayra Ribeiro (Educadora Social/ Psicóloga)

16h30 – 18h (salão) | BATE-PAPO: O papel da mulher no funk. Participantes: Rúbia Mara (FNMF), Daylane Cerqueira (Maravilhosas Corpo de Baile) e MC Deyzerré (Bonde das Mina Livre)

Local: Estúdio Bixiga – Rua Treze de Maio, 825 – Bela Vista

12h – 16h – Showcases:
Obinrin trio
Anná
Luana Bayô
Lara Aufranc
Tay Galega
Bonde das Mina Livre
Marina Melo
1LUM3
Dolphinkids

Local: Mundo Pensante – Rua Treze de Maio, 830 – Bela Vista

SHOWS:

16h – DJ set Flavia Durante

18h – Mulheres Livres

19h –  Héloa

20h – Mulamba convida Verónica Valenttino

21h30 – Linn da Quebrada + BadSista em Trava Línguas

Em todos os locais, a entrada para assistir as atrações do festival é gratuita.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2018/08/sonora-soma-aborda-e-enaltece-o-papel-da-mulher-na-arte/" width="100%" count="off" num="5"]
Sair da versão mobile