Na última semana, o Brasil se tornou uma releitura de Mad Max, com a corrida até os postos de gasolina, pessoas estocando combustível e muita história de pane seca por aí. As filas gigantescas se estendiam pelas ruas e avenidas e as pessoas se sujeitaram a valores absurdos.
Vale lembrar que em épocas de necessidade, devemos deixar o egoísmo de lado e utilizar apenas o necessário. Não adianta você ter 50 litros de gasolina estocado, sendo que seu trabalho deu folga coletiva. Enquanto isso, o coleguinha que precisa levar o filho ao médico, não tem como sair de casa. O mesmo vale para comida, pessoal. Não estamos no meio da Terceira Guerra Mundial. Não há necessidade de comprar 10 pacotes de arroz desesperadamente.
Seja como for, é bom saber algumas dicas para economizar o (pouco) combustível. Com ou sem crise, uma economia é sempre bem vinda para o bolso. O pessoal do Auto Esporte fez uma lista com dicas para guardar pra vida:
- Você não precisa acelerar muito! Quanto mais baixa a rotação, sempre melhor será o consumo de combustível.
- Nada de carro na banguela! Se você está numa descida, você tem que ir com o carro engrenado. Além de mais seguro, o consumo de gasolina é zero nestes casos em carros com injeção.
- Calibragem de pneus é superimportante! Quanto mais inflado o pneu estiver, mais fácil o carro rola. Fique atento porque cada carro tem a sua calibragem correta.
- Para controlar a temperatura do carro, o ideal é: na cidade, andar com ar desligado e vidros abertos; na estrada, vidros fechados e ar ligado.
- O momento que mais gasta combustível é a saída do carro da inércia. Então, ao ver um sinal fechado, não acelere, vá diminuindo para que dê tempo dele abrir novamente.
Dica extra:
Não encha o tanque demais! Isso pode danificar o automóvel, além de gerar desperdício. Pare no clique da bomba.
Gostou das dicas? Conhece mais alguma? Conta pra a gente!