Desde o último dia 23 até 29 de abril (domingo), os museus do Governo do Estado de São Paulo estão participando da #MuseumWeek 2018, ação realizada no Twitter na qual instituições culturais do mundo todo divulgam bastidores, curiosidades e atividades relacionadas a um tema diferente por dia, durante uma semana.
As instituições culturais do estado de São Paulo que estão participando são: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu da Imagem e do Som – MIS-SP, Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra, Estação Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, Paço das Artes, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos) e Museu Casa de Portinari (Brodowski). Destes, apenas os quatro últimos não ficam na capital paulista.
Convivência, cidadania e tolerância
Segundo os organizadores do #MuseumWeek 2018, cultura, arte, ciência e educação desempenham um papel vital no desenvolvimento das sociedades, construindo laços que não conhecem fronteiras. Por isso, este ano, os temas da #MuseumWeek estão relacionados à convivência, cidadania e tolerância.
Há, para cada dia da ação, uma hashtag diferente, representando um tema específico. O perfil da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (@culturasp) compartilhará diariamente as postagens de destaque de cada museu.
Conheça os temas diários (a partir de hoje, 25/04) e o que se pretende com cada um deles:
– Quarta-feira (dia 25) – #heritageMW – Dia para celebrar a herança cultural e social, desde o prédio em que a instituição está instalada até o seu acervo e o desejo de proteger e manter viva essa herança;
– Quinta-feira (dia 26) – #professionsMW – Dia para as instituições destacarem as habilidades que as mantêm vivas, ou seja, os profissionais que nela atuam;
– Sexta-feira (dia 27) – #kidsMW – Dia para mostrar como cada instituição se dirige às crianças e ainda celebra visões da infância na arte e na cultura;
– Sábado (dia 28) – #natureMW – Dia dedicado a mostrar a influência da natureza nas instituições;
– Domingo (dia 29) – #differenceMW – Dia dedicado a mostrar como as instituições representam a diferença na arte, ciência, história e vida social.
Confira os perfis oficiais dos museus da Secretaria da Cultura de SP no Twitter:
Casa das Rosas – @casadasrosas
Casa Guilherme de Almeida – @casagdealmeida
Memorial da Resistência – @M_ResistenciaSP
Museu Afro Brasil – @museuafrobrasil
Museu da Casa Brasileira – @mcb_org
Museu da Imagem e do Som – @mis_sp
Museu da Língua Portuguesa – @museudalingua
Museu de Arte Sacra – @MuseuArteSacra
Museu do Futebol – @museudofutebol
Paço das Artes – @pacodasartes
Pinacoteca – @museupinacoteca
Museu da Imigração – @museu_imigracao
Museu do Café – @museudocafe
Museu Casa de Portinari – @casadeportinari
Museu Índia Vanuíre – @mhindiavanuire
Museu Felícia Leirner – @mfelicialeirner
Sobre a #MuseumWeek
#MuseumWeek é o primeiro evento cultural mundial que acontece totalmente nas redes sociais. São sete dias de cultura e arte com um tema e uma hashtag diferente. Este é quarto ano consecutivo em que as instituições brasileiras postarão as suas hashtags. Em 2017, a #MuseumWeek foi dedicada às mulheres e, em 2016, o tema foi a preservação e celebração da cultura, memória e herança cultural.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo