Imagine um acervo com mais de 10 mil títulos entre álbuns, revistas e livros sobre HQs, RPG, fanzines e recortes de periódicos. Isso mesmo, um lugar para os amantes das histórias em quadrinhos. Esse lugar é a Gibiteca Henfil, uma espécie de biblioteca de quadrinhos.
O nome Henfil foi dado em referência ao famoso cartunista, Henrique de Souza Filho, que teve um importante papel nos quadrinhos no Brasil pela renovação que trouxe ao desenho humorístico nacional com seus personagens e críticas sociais. Suas publicações também fazem parte do acervo.
A Gibiteca foi fundada em 1990 e é considerada a maior instituição do gênero por possuir uma coleção rica, que inclui materiais únicos e raros, como a cópia de uma publicação de Tico Tico, a primeira revista em quadrinhos do Brasil.
Katsuhiro Otomo, Robert Crumb, Art Spiegelman, e Joe Sacco são alguns dos autores estrangeiros cujas obras: Akira, America, Blues, Maus e Palestina, compõem o acervo.
Parte dos títulos além de poderem ser consultados na própria gibiteca também ficam disponíveis para empréstimos, basta se cadastrar apresentando comprovante de residência e documento com foto.
O espaço oferece ainda oficinas, palestras, exposições, exibição de filmes e jogos.
Serviço:
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
Fone: (11) 3397-4090
Horário: de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Fonte: Centro Cultural São Paulo
Atualizado em 02/2021